A farsa da essência

Ouço com uma frequência muito grande a diferença que as pessoas fazem entre essência e aparência, entre o que mostra e o que realmente é (novamente a tal da essência), entre o que faz e o que é no fundo (mais uma vez essência).

Talvez seja um cordeiro que se acredita lobo!

Tenho chegado numa conclusão meio embrionária.

Não existe essência, só ação.

Uso o seguinte método, o que não dá para ser filmado é delírio pessoal, por mais bonito e puro que seja.

Pense comigo.

Você sente amor e mostra indiferença (para proteger sua “essência” de ser machucada). O que se vê na filmagem? Uma pessoa arredia ao contato humano. Importa se ela tiver amor contido dentro dela por 30 anos seguidos? Só ela vai guardar de si uma imagem bonitinha, mas na real, só indiferença.

Você diz que quer estudar mais e na realidade não consegue. Pode achar que por dentro sabe que tem potencial e de tudo o que pode realizar intelectualmente. O que a câmera grava? Uma pessoa que tira notas baixas. Reprovar de ano é a realidade percebida, realmente conta se dentro da sua cabeça se achar um gênio não reconhecido? Realmente não consegue ou não quer arriscar o sonho?

Você é visto como arrogante, mas sabe que no fundo é timidez. O que os outros veem? Uma pessoa que não interage e sempre espera que os outros a busquem para oferecer algo de si. Importa seu medo interno ou o que as pessoas percebem?

Você é uma pessoa fechada no seu mundo, mas no fundo sabe que é generosa e carinhosa. Mas o que se vê é uma pessoa que faz muito pouco pelos outros. Ou seja que deveríamos avaliar o que a pessoa oculta do mundo!

Mas como medir tudo o que se passa dentro do outro, seria possível viver num mundo telepático que ninguém sabe o que o outro é a não ser pela boa intenção e o desejo não manifesto?

O assassino que não mata mais é assassino?

O incrédulo que cultiva sua fé é realmente incrédulo?

A pessoa que vive com a outra por interesses escusos por anos tem pouca consideração mesmo?

Fico pensando na quantidade enorme de gente que acredita-se ser mais do que realmente faz. Vivem iludidas pela ideia de uma certa pureza imaculada mas que não interage no mundo real.

Também conheço pessoas que se denominam pequenas mesmo com atitudes nobres. Qual o sentido de rebaixarem suas imagens para si mesmas?

Voce pode ser um filantropo em sua mente…

Pode ser um milionário em potencial…

Uma promessa de futuro brilhante…

O herdeiro da Terra feliz…

Mas se não estender uma força física para beneficiar alguém…

Não conquistar a riqueza que deseja…

Cumprir a promessa aqui-agora…

Fazer a Terra de hoje habitável…

… você é só uma fumaça de grandeza, na prática pode ser a pessoa medíocre típica que costuma criticar.

Se você quer saber o que é de fato? Grave seu cotidiano e veja o video no dia seguinte, pouco importa o que estava pensando, importa como agiu.

Para não cair no discurso de de Big Brother Brasil de “ninguém sabe o que eu realmente sou e por isso fui eliminado!”, renove-se.

Veja seus melhores momentos e pense se foram os melhores de fato ou só na sua cabeça!

_____________________________________

Outros textos relacionados 

A farsa da timidez

Você já me conheceu assim!

 

Mulheres cruéis

A Cultura da Pilantragem

Por que é difícil terminar um relacionamento?

Se você quer que ele mude, desista!

Olhar de turista

7 tipos de felicidade

 

Vida Ideal e Vida Real

Tags :

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts