A farsa da Insegurança

 A maioria das pessoas que vem procurar terapia alega um motivo simples, aparentemente comum e até inofensivo, são inseguras.

Quase um ursinho...

Andei fazendo algumas contas por baixo e cheguei no número de quase 9 mil e 500 horas de atendimento clínico nesse tempo de trabalho e deduzi uma conclusão ao ouvir atentamente o relato dessas inúmeras pessoas “inseguras”: insegurança é última coisa que elas tem.

Quando são rebatidas nessa afirmação elas insistem e me dão incontáveis eventos que comprovam quão inseguras elas são.

Alegam que não conseguem tomar decisões, que hesitam em cada ação tomada, que querem recuar depois do passo dado e que no fundo nunca sabem qual a direção de suas vidas.

A sensação de insegurança que atestam é sempre proporcional à uma vida regrada e cheia de condições ideais que buscam em cada acontecimento.

Elas nem notam que no fundo são rígidas e inflexíveis e não inseguras.

Determinadas a levar um tipo de vida que beira o purismo absoluto sofrem do mesmo mal que os tímidos, só entram no jogo para ganhar e ter sucesso (ainda que não assumam isso).

Sua insegurança é fruto da ideia que a segurança se conquista com estabilidade e segurança plena em todas as áreas da vida. Elas buscam uma segurança pautada em constância, previsibilidade e garantia de que nada desabará ou terá o menor risco de prejuízo.

O resultado final é que permanece totalmente paralisada em qualquer área de sua vida sempre questionando as múltiplas possibilidades que poderiam ter sido e não foram.

Aliás, esse excesso de conjecturas sobre realidades paralelas é o que mais amaldiçoa a pessoa “insegura”, pois nesse universo cada detalhe se encaixa e produz um bem-estar incrível.

Se o inseguro fosse menos exigente e mais aberto para as surpresas da vida comum haveria alguma chance de sua vida começar a seguir em frente. Enquanto tentar antever e se poupar de todos os eventuais contratempos a resposta que alcançará é a mesma: nenhuma.

Então, ao contrário do que pensa você não é inseguro, mas sim “metido à besta”.

________________

Outros artigos relacionados

A farsa da timidez

A farsa da essência

O que falar para alguém que está prestes à morrer? – Nota de falecimento de R.

Múltiplas personalidades

Você usa as pessoas

Acenda uma vela, você está morto!

Você abandonou a criança que existe aí dentro de você

 

Você vive no automático

Orgulho: o grande ladrão de felicidade

Dependência, apego e morte

Qual diferença você faz nesse mundo?

Por que temos problemas?

7 tipos de felicidade

Síndrome de Domingo à noite

Vida Ideal e Vida Real

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts