Sonhos de Ano Novo

O ano começou e é natural fazer planos para a nova fase que inicia.

Você pinta e você constrói...

O problema é que a maior parte desses sonhos nao se concretiza até o final do ano. Lembre dos planos que fez no início do ano passado, quantos deles você cumpriu?
E porque pararamno meio do caminho? Dois motivos. Primeiro, você queria querer esses sonhos, mas não os queria de fato. Talvez sejam sonhos emprestados ou que não tenham a ver com você, ou ainda pouco claros.
O segundo motivo e mais grave é o sentimento de não merecer que um sonho se realize.
Normalmente o sentimento de merecimento (ou falta dele) surge na infância. Os pais fazem barganhas com os filhos e os premiam ou punem na medida de seu humor. Se o filho faz algo que o pai julgue importante será premiado e, portanto, irá merecer aquilo.
O amor, o afeto e a atenção serão as medidas de avaliação de uma criança para o quanto merece algo agradável.
O problema é que os pais usam critérios controversos para reco pensar os filhos. Se estão de bom humor um mesmo comportamento anteriormente punível pode ser recompensado e se estão de mau humor aquilo que era agradável é punido. Essa incoerência cria uma sensação generalizada de inadequação e não merecimento.
É como se você não tivesse créditos emocionais para resgatar e sempre estivesse em dívida com seus pais.
Quando cresce a criança carrega consigo esse sentimento que se estende para outras figuras de autoridade como o chefe, parceiro amoroso, chefes religiosos e Deus. A sensação de não-merecimento começa a contaminar toda a personalidade da pessoa que passa a se achar nao só pouco merecedora de amor, sucesso e felicidade mas incapacitada para conquistar qualquer coisa.
Mais e mais a sensação de impotência se amplia e a pessoa se sente não-merecedora, incapaz e impossibilitada de crescimento e bem-estar.
Quando estabelece um horizonte no qual queira chegar será natural seu descrédito interno. “Não consigo”, a pessoa repete para si ou apenas sente uma fraqueza emocional e física que a “incapacita” para realizar qualquer tarefa simples.
Inconscientemente é como se dialogasse com o “pai interno” castrador que nunca garante a recompensa do amor. E para não frustrar essa força repressora interior a pessoa nem tenta sob risco de perder o pouco de conforto amoroso que tem consigo. Vive de migalhas psicológicas de um passado confuso e obscuro que a pessoa nunca se permite confrontar.
Então o que fazer para romper esse ciclo de desamor e abatimento?
Assuma uma pequena tarefa por dia a qual consiga cumprir e pouco a pouco quebrar aquela crença de não-merecimento e com o tempo irá perceber que estará bem longe das sombras do passado.
Internamente, feche os olhos e crie um diálogo mental com seus pais, olhe em seus olhos e apenas diga “eu mereço todo o amor do mundo e tudo aquilo que ele pode me proporcionar”
Essa não é uma hora de cobranças e mágoas, pouco importa se algo aconteceu como você gostaria, importa é o porvir.
Que esse ano possa brilhar em você com todo o merecimento do mundo!!!

________________

Outros artigos relacionados

O que falar para alguém que está prestes à morrer? – Nota de falecimento de R.

Você usa as pessoas

Qual o seu sonho mais profundo?

O poder dos relacionamentos

Você nunca mais vai amar do mesmo jeito

Você abandonou a criança que existe aí dentro de você

Você é só mais um

Você vive no automático

Sobre o sofrimento

Por que temos dificuldade em perdoar?

Dependência, apego e morte

Qual diferença você faz nesse mundo?

O que faria se pudesse voltar ao passado?

Você dá o seu melhor na vida?

Olhar de turista

7 tipos de felicidade

Vida Ideal e Vida Real

 

 

Tags :

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts