Coisas que o dinheiro não compra

Existe uma certa crença de que o dinheiro pode converter você numa pessoa mais feliz.

Não compra

Eu sempre acreditei que seja a capacidade de sentir bem-estar, prazer, nutrir sentimentos de realização e satisfação pessoal (associados à felicidade) fazem parte de um departamento diferente do ter ou não ter dinheiro.

Vejo inúmeras pessoas pobres tão incapazes de ter satisfação pessoal quanto pessoas ricas. Do mesmo modo vejo muitas pessoas ricas com capacidade de usufruir a felicidade, bem como pessoas pobres.

Portanto, acho um engano buscar o dinheiro como fonte de felicidade. Ele pode certamente comprar coisas lindas, mas reforçar o quão patética aquela pessoa é. Por exemplo, conheço uma pessoa que tem um belo carro caríssimo, mas não deixa que a namorada sequer respire lá dentro a pretexto de manter tudo limpo. Ele é neurótico.

Também acho meio bobas aquelas pessoas que acham que o dinheiro corrompe ou que muda a pessoa para pior. Essas tem uma baita covardia de encarar o desejo delas de ter mais dinheiro e por isso fantasiam grandes perigos no mundo dos endinheirados.

Para ter mais dinheiro que a média já notei uma coisa, precisa de competência, persistência, bons contatos e criatividade.

Muitas pessoas ambicionam ter mais dinheiro pois elas imaginam que sendo rico não terão obstáculos comuns como o trânsito (poderiam ir de helicóptero para o trabalho), desconfortos de fila (teriam atendimento VIP ou iriam de primeira classe), mau atendimento (tudo seria personalizado), preocupação com contas (deixariam de contar os centavos), embates com doenças (teriam acesso à bons hospitais).

Sem dúvida, o conforto de não passar por certas agruras que a classe média para baixo passa seria um alívio para muita gente. Deveria ser condição sine qua non para todos.

Mas o dinheiro pode trazer uma suposta ilusão que está latente no pensamento da pessoa comum que seria liberado com a riqueza.

Nas filas de banco vejo pessoas inquietas, nervosas e brigando mentalmente com a espera. Caso eu colocasse milhões nas mãos dessas pessoas e aposto um braço que elas seriam insuportáveis de um jeito redobrado. Notem que não foi o dinheiro que fecundou essa postura, ela estava lá aguardando o momento certo.

Vejo as pessoas metendo o pau em personagem da novela, seja o feio, o pobre, o deficiente, mesmo ela sendo feia, pobre e deficiente. Com uma conta bancária deficiente ela seria tão esnobe quanto é quando pobre.

Já observei pessoas reclamando de tudo e sempre insatisfeitas com seus salários. Mesmo com o aumento elas administram mal os seus recursos. Não seria uma fortuna no bolso que mudaria isso. Milionários também podem ser reclamões tanto quanto os pobres inconformados.

A capacidade de ter orgasmo não aumenta se você está num hotel em Dubai. A chatice que impede o pobre do barraco é a mesma que poderia ter se estivesse recado ao mais puro Chandon!

O dinheiro não converte insatisfação, chatice, impaciência, controle financeiro e anorgasmia em felicidade. Essas coisas você pode ter (ou deixar de ter) em qualquer situação financeira.

Novo rico é a prova que dinheiro não converte os pobres em gente melhor.

Busque seus milhões, tente de verdade, o dinheiro pode abrir portas para quem está disposto a caminhar, mas saiba que se você espera viver num mundo sem dor ou impasse entenda que não é a vantagem financeira que vai proporcionar isso.

Azedume, ressentimento e egocentrismo não são propriedade exclusiva de ricos. Tem muito pobre chato pra diabo.

Ps: não acredito no discurso dos mal informados que dizem “tá vendo, por isso que não me apego ao dinheiro e cuspo na cara de gente rica, são todos metidos!”. Conheço muita gente rica que tem caráter mais invejável mais do que os supostos “pobres de bom coração”.

______________________
Acho que gostaria de ler esses também

Dificuldade em dar e receber carinho

O amor deixa as pessoas mais bonitas

O que você quer dizer com EU TE AMO

Você tem medo de amar?

Tomei um pé na bunda

Todo amor é platônico

Amor maduro

Avareza emocional

Não consigo mudar!

Sinto medo de tudo

Você é pessimista?

Você é preconceituoso?

Seu cabeça dura

Pessoas que fazem doença

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts