No facebook todo mundo é feliz

* Por Frederico Mattos

Juro, eu queria morar no facebook, casar com a mulher do facebook, ter os filhos do facebook e ter as férias no facebook. Até comer num restaurante com produtos da fazendinha virtual.

Vivemos tempos em que a inveja é um mal institucionalizado, não seria diferente instigar esse sentimento na web. [leia mais]

Alimentamos e somos alimentados pela falsa sensação de que haveria uma real igualdade de condições para todos. Bastaria querer e num passe de mágica você se torna lindo, rico e feliz. Filosofia de preguiçoso, sabe?

Quando olho no mural da pessoa vejo fotos de uma festa de fim-de-ano, por exemplo. Ali tudo é cheio de cores, brilhos, sorrisos e simpatia. Os comentários são festivos, cheios de amor e simpatia e a felicidade impera.

Mas sou psicólogo e ouço o lado B das histórias, aquela versão que ninguém coloca na rede social. Já vi muita gente brigando na noite de natal, se separando na lua-de-mel, batendo o carro na balada, enfim, coisas bem comuns das quais pouco se fala.

Vou contar algumas hipotéticas histórias por trás de imagens comuns de fotos aleatórias de pessoas anônimas.

Foto 1 *imagem para campanha publicitária

Foto 1 (história hipotética): A menina morena da esquerda estava paquerando o cara de camiseta branca (com listras verdes e cinza) da direita. Ela tinha convidado a amiga loira para se divertir. O cara estava dando mole para a morena, mas a loira bem competitiva começou a se engraçar toda fogosa para o lado do cara. Logo após essa foto a loira e o cara se pegaram e a morena puxou o cabelo da loira por trás que já estava meio bêbada e revidou. As duas melhores “amigas” de anos saíram com cortes e arranhões prometendo vingança. Depois que elas foram embora o cara beijou uma terceira garota, a de vermelho ao lado dele.

Foto 2 *Beyoncé

Foto 2 (história hipotética): esse casal finalmente conseguiu sair para um fim-de-semana juntos. Em alguns minutos irão sair no barco novinho que ele comprou, no entanto, é obsessivo por limpeza e ordem. Ela não pode se divertir à vontade, tem que usar finas películas de silicone nos pés para não sujar nada. Toda vez que quer comer alguma coisa precisa pedir autorização a ele. Quando encontram os amigos na marina precisam ficar com papo furado arrotando vantagens para os outro amigos chatos. O dia é desgastante, brigaram no caminho de volta pra casa, dormiram de bico longe um do outro na cama…

Foto 3 * para catálogo de roupa de noiva

Foto 3 (história hipotética): Depois de 10 anos de enrolação e muita mágoa ele finalmente se casa com a namorada muito à contra-gosto, mas ele diz com sorriso descontraído “tive que casar né?”. Ela também já não está tão empolgada, então surge um paquera dela de muitos anos atrás dizendo que queria ter um último momento com ela antes de casar. Na correria do dia da noiva ela escapa da confusão e transa com o ex-paquera só pra tirar uma desforra. Depois, bem comportada volta para os preparativos e até sobe ao altar com um tom de vitória pensando: “ele está casando de má vontade, me vinguei também!”

Conclusão: Não confunda felicidade com celebração, sorrisos com alegria, divertimento com leveza, férias com descanso, abraços com amor, promessas com realização, comemorações com prosperidade, ostentação com riqueza, beleza com vivacidade… Pois no olhar apressado de nossas mentes ingênuas (e secretamente invejosas) podemos comprar gato por lebre e achar que o gramado do outro é sempre mais verde quando na realidade nosso bem-estar não está retratado das fotos que tiramos e postamos no Facebook, mas da nossa capacidade de fluir na vida. [leia mais]

Também não acho que deveríamos banir fotos de Facebook e nem nada, mas seria só um alerta para que ninguém fique infeliz por achar que as outras pessoas estão vivendo algo sensacional enquanto você está em casa vendo Zorra Total. [leia mais]

E pare de se preocupar com a opinião dos outros

 

Captura de Tela 2013-09-13 às 17.34.09* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor do livro “Mães que amam demais”. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos.

______________________

Acho que gostaria de ler esses também

20 coisas que queimam seu filme no Facebook

Inveja

Dificuldade em dar e receber carinho

O amor deixa as pessoas mais bonitas

O que você quer dizer com EU TE AMO

Você tem medo de amar?

Tomei um pé na bunda

Todo amor é platônico

Amor maduro

Avareza emocional

Não consigo mudar!

Sinto medo de tudo

Você é pessimista?

Você é preconceituoso?

Seu cabeça dura

Pessoas que fazem doença

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts