“Eu me basto”

Acho estranho quando as pessoas dizem que de bastam, que são felizes sozinhas e não precisam dos outros para se sentirem felizes, bonitas e resolvidas.

Entendo que elas querem afirmar que não são escravas da aprovação dos outros, mas questiono até isso, afinal somos seres sociais.

O outro nos define, limita ou liberta

A identidade psicológica de uma pessoa não é uma massa uniforme e estática, parece mais com uma colcha de retalhos de muitas visões que repousaram sobre ela no processo educacional e cultural. Os gênios e os crapulas são frutos de seu próprio tempo e não podemos descartar nenhuma influencia nesse sentido.

Os psicóticos vivem numa realidade criada só por eles. Esses sim vivem com total autonomia psíquica, mas totalmente desenraizada da realidade comum e se tornam incapacazes de comunicar, compartilhar e trocar experiências com os outros.

Os náufragos atestam as seqüelas do isolamento social, pois acabam sendo corrompidos pela total impossibilidade de trocar experiências e expressar sua vitalidade. Eles não existem, apenas sobrevivem. As idéias precisam de dialogo para se formatarem e mesmo o sábio na montanha tem um interlocutor em potencial.

É tão grande a necessidade de reciprocidade que os presos fechados na solitária entram em estado psicótico alucinando o diálogo com pessoas imaginárias, resquício de lembranças antigas.

Essas experiências-limites desmontam a aparente independência que muitos pregam. Normalmente os que se dizem bem com a solidão são pessoas que se viram incapazes de estabelecer conexões significativas com uma outra pessoa, criaram um desdém e converteram a solidão involuntária em discurso panfletário pseudo-realizado.

Se procurarmos no histórico pessoal veremos lances dolorosos de tentativas e erros amorosos. Tomaram um por todos e se fecharam numa racionalização maciça a ponto de convencerem a si mesmas que caminham bem sozinhas. Se apóiam em filhos, amigos ou pais velhinhos que não se permitem morrer, em última instância os gatos e cachorros (incapazes de decepcionar uma personalidade tão idealista e sensível).

Essa solidão é silenciosamente dolorosa por que falta uma intimidade específica de poder contar, ainda que isso seja um desejo irrealizável, com um comparsa emocional nos seus dias mais difíceis e nas alegrias mais profundas. Não que eu ache que devamos ter um relacionamento a qualquer custo.

Conheci uma senhora de quase 80 anos que finalmente encontrou o seu amor após dois casamentos razoáveis, ela fez questão de dificultar a abordagem do atual marido até o limite das forças, quando finamente cedeu e se descobriu, na terceira idade.

O outro nos define, limita ou liberta, cabe a nós decidir o que será… A solidão jamais será um antídoto para o sofrimento.

_____________________

Vai gostar de ler também

Carta aberta aos namorados

Carta aberta aos homens solteiros

21 dicas para melhorar a vida sexual

28 dicas para quem tomou um pé na bunda

35 dicas para encontrar um amor – exclusivo para mulheres

53 dicas para lidar com uma crise de relacionamento

25 dicas para pegar mulher

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts