Por que os homens (não) terminam o relacionamento?

Homens quando resolvem entrar num relacionamento realmente são movidos por amor, por incrível que pareça. Esse amor costuma vir em forma de reconhecimento dos seus super-poderes de macho alfa. Querem ser admirados pela inteligência, sucesso profissional, conta bancária, desempenho sexual e capacidade de proporcionar experiências incríveis.

Difícil encarar a si mesmo

O motor do homem é saber que tem ao seu lado uma grande mulher que possa simplesmente reconhecer e potencializar sua ação no mundo. Alguém com quem possa ter orgulho de apresentar para os pais e amigos e dizer com brilho nos olhos: “minha mulher!”. Se tem aspirações em ser pai ele quer a mulher com valores sólidos e um tipo de vida que acompanhe seus ideais pessoais de crescimento pessoal.

Mas se ele começa a se deparar com uma mulher desanimada, pouco empenhada, crítica ao extremo e emocionalmente desequilibrada sua sede por construir algo junto diminui. Quando decide que vai namorar ele quer ter o mesmo nível de sucesso que tem no trabalho, afinal é o tempo e o esforço dele que estão em jogo. A traição não é a primeira hipótese que vem na cabeça do homem, afinal ele começa um relacionamento apaixonado pela mulher e sabe bem o que quer (em tese).

Ele tenta todos os meios (que parecem bons para ele e nem sempre para ela) para chegar numa solução, conversas, passeios, viagens, surpresas, sexo de qualidade até perceber que essa mulher é insaciável ou que seu comportamento não tem perdão.

Diante de tantas críticas e ataques femininos recheados de greve de sexo e mau humor exagerado alguns sinais começam a despontar e mostrar que a relação vai mau. O ponto é que o homem tenta equilibrar todos os seus desejos sem ter que abrir mão de nada, por isso acaba agindo como uma criança gulosa e egocêntrica

O homem costuma terminar um relacionamento quando já tem outra fonte de satisfação emocional como um novo emprego, grupo de amigos ou uma potencial nova candidata. Dificilmente ele consegue terminar sem nenhuma outra perspectiva, afinal seu sentimento de autoafirmação não se sustenta sozinho. Além disso, é comum o homem ficar com o sentimento de culpa porque não supriu as expectativas, então para não sair como vilão da história ele leva o relacionamento até um ponto insuportável para a mulher.

Para os homens valem as dicas:

– Se um relacionamento começou com uma conversa pessoal, um pedido de namoro em condições normais é importante seguir na mesma linha e ter uma conversa aberta com a garota.

– Ao contrário do que muitos pensam uma mulher se recupera de um término de namoro com mais facilidade do que um homem. O orgulho ferido de um homem demora para cicatrizar apesar dele parecer que está bem. A mulher se resguarda e é mais honesta consigo mesma.

– O choro não é sinal de morte, só de tristeza intensa. Se ela chorar, respeite e observe. Não tente protegê-la exageradamente recuando na decisão ou dando consolos mentirosos.

– Na conversa seja honesto e sem acusação ou autopiedade, raiva só atrapalha tudo. Trate da relação e não de alguma pessoa em questão. É sempre a relação que adoeceu.

1. Fale em primeira pessoa. (você assume sua parte)

2. Fale de sentimentos (sentimentos não tem como ser rebatidos, adjetivos sim)

3. Trate de fatos (isso impede devaneios e acusações sem sentido)

“Eu tenho me sentido cansado, triste e sem disposição de investir na relação nos ultimos meses. Alguns acontecimentos me fizeram duvidar da nossa capacidade de seguir em frente juntos. Sei que tentamos algumas soluções, mas agora já não quero mais tentar.”

_____________

Vai gostar de ler também

Macumba emocional

Sinais de catástrofe amorosa 

Carta aberta aos sequelados do amor

Como enfrentar uma dor com honestidade

Recado do cupido

Carta aberta aos namorados

Carta aberta aos homens solteiros

21 dicas para melhorar a vida sexual

28 dicas para quem tomou um pé na bunda

35 dicas para encontrar um amor – exclusivo para mulheres

53 dicas para lidar com uma crise de relacionamento

25 dicas para pegar mulher

 

 

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts