O que fazer para reconquistar um amor perdido?

* Por Frederico Mattos

Muitas pessoas que tomaram um pé na bunda se perguntam o que poderiam fazer para reconquistar o(a) ex.

Vou tentar ser breve nas dicas, leia com atenção.

 

1- Não tente reconquistar

 

O primeiro engano é tentar reconquistar o seu ex. O motivo pelo qual é um engano é que o tipo de mentalidade que levou o casal ao término é a que vai tentar a nova investida. Se não funcionou antes não vai funcionar agora.

 

2- Volte ao seu centro-Retome sua identidade

 

Ficar ao lado de uma pessoa por muito tempo cria uma espécie de despersonalização natural que é quando você molda sua rotina, personalidade e hábitos para entrar em sintonia com o parceiro. Alguns casais pesam nessa metamorfose e viram outra pessoa, o que pode ser um grande problema na hora de se reabilitar.

Agora é momento de reabilitação antes de qualquer manobra de (re)conquista. Você precisa se desintoxicar do relacionamento. [leia mais]

 

3- Busque apoio social

 

Não tente se levantar sem recorrer aos outros, pois é possível que continue fechado nos mesmos pensamentos enganosos que o fizeram naufragar no relacionamento. Evite conselhos de pessoas pessimistas e mal-amadas.

 

4- Saia do papel de namorado/marido

 

Enquanto você pensar enquanto namorada(o) não vai conseguir entender o quadro geral. O papel de namorada vai fazer você olhar para tudo sob a perspectiva de uma namorada. Caso olhasse como uma amiga teria outra visão menos confusa e misturada, se olhasse como mãe também, como um psicólogo outra visão ainda, como um mendigo na rua ainda outra. Pode parecer maluco, mas sair de si mesmo é a melhor maneira de não se enganar.

 

5- Não se apresse

 

Sei que acha que quanto mais o tempo passar menos chance terá por ver esfriar a intimidade que tanto ligava vocês. Mas lembre-se que foi essa intimidade (talvez excessiva) lembra tudo o que ele(a) não que saber de você. O tempo parece estar contra você, mas está a seu favor.

 

6- Entenda que acabou

 

Esse relacionamento acabou e ponto final, conforme-se. Se outro vai surgir ninguém sabe dizer e se acontecer será algo novo, com novas perspectivas, nova visão e novos hábitos. Percebe que isso é bem difícil de mudar e entender em pouco tempo?

 

 

7- Dê um tempo para a poeira abaixar

 

Vá descobrir novos rumos, experimentar outras coisas e não alimente esperanças afobadas. Deixe a sua energia com você, pois sua fossa pode representar uma energia que está inconscientemente dando ao ex para que ele fique feliz e saltitante. Equalize a situação e deixe cada um no seu quadrado.

 

8- Reflita no que foi disfuncional

 

Tomado um tempo (mínimo de 2 meses) comece a refletir no que foi disfuncional no relacionamento [leia mais] de uma perspectiva mais tranquila e saiba que pode tirar grandes aprendizados sobre seu jeito de ser.

 

9- Veja as coisas sobre a perspectiva do outro

 

É comum querermos justificar nosso fracasso narrando a história do término como se fosse uma sucessão de cegueiras e infantilidades da outra pessoa. Sempre sabemos onde o outro é um problema e raramente nos questionamos onde nós somos um problema para os outros. Então abandone essa sua narrativa heróica e adote por um segundo (se não for um narcisista) a perspectiva do outro e pense se a pedra no sapato não era efetivamente você.

 

10- Não se afunde em culpa

 

Após a análise não se afunde num mar de culpa, afinal uma relação é sempre feita de duas pessoas. Ambos alimentaram aquilo que não funcionou por imaturidade, cegueira emocional, egoísmo ou medo. A culpa não ajudará você a ser uma pessoa melhor, apenas atrasara o processo.

 

11- Não acredite em tudo o que foi dito

 

É muito comum ouvirmos e falarmos bobagens quando um relacionamento termina como se aquilo fosse a verdade final sobre tudo. O mais provável é que ambos não saibam do que realmente os motivou a sair. Pode ser simples fuga, medo de intimidade, vaidade pessoal e outros motivos mais mesquinhos que nem conseguimos admitir para nós mesmos. O que é dito no final costuma ser uma pista falsa, tanto para quem ouviu como quem falou.

 

12- Deixe as teorias de lado

 

Mesmo depois de chegar a mil conclusões aparentemente sábias deixe-as de lado, pois toda a teoria do mundo não funciona na prática. É apenas um roteiro norteador, mas como num mapa o interessante é descobrir a jornada com olhos atentos e curiosos, sem muitas certezas do que virá.
__________

Conheça o Curso Online “Como se libertar do ex” [clique aqui]

__________

Captura de Tela 2013-09-13 às 17.34.09* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor do livro “Mães que amam demais”. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos.

 

 

 

___________

Vai gostar de ler também

Recomece e encare o fim
Ele te deixou e não deu explicações?
Saiba o que seu ex-namorado está falando de você lendo isso
Você pode não ser amada e mesmo assim sobreviver
pare de idealizar o passado
Busque quem valoriza você
Resista à vontade de voltar com o ex
Supere a carência
Se desapegue
Volte a confiar
Nem tudo é o fim
Cuidado com a tentativa de remediar o velho amor com o novo
Saiba como esquecer o velho amor
Perca o medo de se apaixonar
Saiba como exorcizar de sua vida um ex
Foi traída? Supere
Saiba o que é amor de verdade
Levante sua autoestima, mas saiba o que é isso primeiro
Não tenha medo do amor
Não alimente histórias que acabaram
Não tente mudar o passado

 

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts