Obsessão amorosa – você pode estar vivendo uma

* Por Frederico Mattos

Sempre que ouço alguém falar de algum relacionamento que acabou desastrosamente há dias, semanas, meses e anos e ainda não foi superado eu penso: o que levou essa pessoa a não superar o término do relacionamento depois de tanto tempo.

É assim que o mundo te vê quando bate na mesma tecla

A maioria responde que é amor, mas eu discordo, afinal existem pessoas obcecadas pela pessoa amada a tal ponto que só pensam e falam naquilo.

Chamo isso de obsessão, ou seja, quando um pensamento ou sentimento se manifesta de forma persistente, frequente e causa sensações perturbadoras.

 

Quando alguém fala do ciúme corrosivo do parceiro ou daquela necessidade de vasculhar cada centímetro da vida da pessoa não é amor, mas obsessão patológica. É tão difícil ver uma pessoa com esse tipo de comportamento, pois a própria não se reconhece obcecada pelo seu objeto de adoração. O personagem Gollum da Saga “O Senhor dos Anéis” mostra uma pessoa que fica “possuída” pelo poder de um anel mágico e vai lentamente definhando até o ponto de se deformar completamente.

Existem três tipos de manifestação das obsessões.

 

Traço de personalidade

 

Sabe aquela pessoa chata, repetitiva, monótona ou monotemática? Ela tem o hábito de ruminar assuntos, se fixar em acontecimentos do passado e não consegue sair daquele ciclo interminável de lamentos, reclamação e azedume.

Essa pessoa se mostra sempre do mesmo jeito e não gosta de muitas variações emocionais. Se ela pudesse escolher nunca mudaria a rota para casa ou trocaria de trabalho ou parceiro amoroso. O princípio que rege sua vida é segurança e estabilidade, sem os quais sucumbe num mar de terror pessoal. [leia mais]

 

Patologia compulsiva

 

Nesse caso a obsessão se transforma num tipo de comportamento doentio que se manifesta numa busca desordenada de um tipo de satisfação seja ela alimentar (bulimia, anorexia), sexual (parafilias) ou comportamental (TOC) [leia mais] .

O comportamento da pessoa se torna bizarro e fixado numa vida secreta em que só pensa sobre o alvo de sua obsessão. No caso dos transtornos alimentares a pessoa só fala em dieta, regimes, atividades físicas sob o pretexto de tratar de saúde. Sem que ninguém saiba se debate com comidas, faz cálculos de caloria sem fim e se impõe hábitos destrutivos.

 

Defesa emocional

 

Nesses casos a obsessão é um mecanismo de defesa que a mente cria como se fosse uma coagulação em torno de uma ferida. A dor subjacente é tão grande que ocorre uma blindagem para que se possa “superar” a dor da perda. Em casos de morte o luto que se segue é um tipo de obsessão saudável em que a única coisa que ocorre pensar é na pessoa falecida de tal forma que a pessoa gradualmente se recomponha.

No término de um relacionamento é muito comum a pessoa sentir o “cheiro” da pessoa que se foi como se fosse realidade, como um pequeno delírio. Nessa hora ela pensa insistentemente como se o próprio pensamento fosse suficiente para trazer a pessoa amada de volta. Inclusive alguns rituais mágicos são feitos com o objetivo de trazer a pessoa de volta. [leia mais]

O problema é que algumas pessoas se paralisam nesse pensamento repetitivo e não conseguem seguir em frente totalmente incapacitadas para viver a vida com frescor, alegria e leveza. Elas alegam que o problema foi o impacto do término sobre suas vidas, mas nem se deram conta que elas próprias se agarraram no pedaço velho de árvore lançado ao mar como se fossem naufragos em potencial. Nesses casos é muito comum perceber existe um problema um pouco mais grave para ser administrado e não é só reza brava ou um bom conselho que conseguem remediar.

A própria pessoa admite que não consegue (ou não quer) [leia mais] seguir em frente. Nessa hora precisa encarar que não é um problema do ex que foi embora, mas da própria personalidade que resiste a seguir em frente.

 

banner ciume

 

para venda do livro 2

___________

Avatar fred barba* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor do livro “Como se libertar do ex” [clique aqui para comprar] e “Mães que amam demais”. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts