Amor ou apego?

Algumas pessoas não conseguem entender porque sofrem tanto no relacionamento amoroso e acabam me perguntando qual a diferença entre amor e apego.

apego

Não gosto de definições simplistas, mas amor é um sentimento associado a uma série de ações que alavancam o crescimento do casal como uma dupla e dos dois envolvidos em suas vidas pessoais.

O amor potencializa características que já são da pessoa como sabedoria, felicidade, humildade, alegria e outras tantas.

No apego por outro lado a pessoa busca se agarrar na outra para sentir essas emoções. Para algumas pessoas faltam habilidades psicológicas e por isso elas se atrelam numa outra para suprir uma carência emocional que tem a ver com pendências ligadas aos pais.  Se os pais foram desatenciosos ela busca compensar isso buscando uma atenção exclusiva do parceiro, se eles foram superproterores irá buscar essa saciedade sem fim impossível de um parceiro adulto.

O apego é uma relação de dependência doentia em que a pessoa está mais preocupada em receber atenção, carinho e dedicação do que oferecer presença, conhecimento, experiência e plenitude. É uma metade da laranja podre tentando se pendurar numa outra fruta.

Normalmente as pessoas apegadas andam em pares, uma alimenta o apego da outra. Vou citar alguns exemplos.

 Você necessita saber passo-a-passo onde o outro está.

– Abre mão da sua vida pessoal constantemente.

– Se o outro não está sempre do seu lado você usa de chantagem emocional para trazê-lo para perto.

– Você morre de aflição a cada torpedo, e-mail, mensagem no Facebook, twitter ou wathasapp não respondido.

– Sempre que estão distantes, você se sente sem um pedaço.

– Você morre de ciúmes dos amigos/amigas dele(a).

– Vocês acham lindo dividir tudo. Se pudessem fariam até mesmo as necessidades na mesma hora.

– Vocês evitam a todo custo discordar, não conseguem se comunicar quando isso acontece, camuflam o desconforto com brincadeirinhas e jogam o assunto pra debaixo do tapete.

– Qualquer mera perspectiva de não ter o outro num futuro cria uma angústia sem fim, regada por choros e crises.

– A ideia de terminar é sempre desesperadora.

– Acha que a pessoa é insubstituível.

Se alguns ou muitos desses sinais estão ocorrendo no seu é bem provável que esteja mais numa relação de apego do que de amor, ou seja, seu parceiro só existe na sua vida como namorado/marido e nada mais, ele deixou de ser uma pessoa por si que escolheu estar ao seu lado. Sem perceber transformou ele numa posse ambulante. E como naquela história da menina que tentou segurar o passarinho querido com tanta força que acabou esmagando ele.

Consegue responder agora se sente apego ou amor?

_________________

Por esse motivo criei a palestra sobre como se libertar do passado (ou do ex), pois ali falarei sobre apego e desapego [clique aqui para saber mais e se inscrever]

Vai gostar de ler também

3 vilões do relacionamento: Carência

3 vilões do relacionamento: Apego

3 vilões do relacionamento: Jogos de poder

Tudo sobre crises de casal

Tudo sobre a vida

Tudo sobre personalidade humana

Tudo sobre o amor

Tudo sobre as mulheres

Tudo sobre desamor

50 tons de cinza – uma análise psicológica

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts