“Não consigo ficar sozinha!”

Quando alguém me diz isso eu sempre desconfio, afinal alguém que convive tanto consigo mesmo deveria pelo menos estar a vontade em sua própria companhia. Ao contrário disso a pessoa não só não consegue ficar só como quer companhia a todo custo.

solidao

Se não gosta ou suporta sua companhia porque razão alguém deveria ter vontade de estar em sua presença?

Penso que são duas as motivações e nenhuma parece ser muito lúcida ou madura.

Primeira, ela quer despejar seu mal-estar nas costas dos outros.

Nesse caso quer apenas uma testemunha para sua dor e não um parceiro de construção ao longo da vida.

Estar só não é tarefa para qualquer um, afinal a vida emocional nos surpreende com inúmeras mazelas, como raivas, medos, tristezas e invejas. Na solidão é como se atirássemos essas balas numa sala fechada que fatalmente erão ricochetear até atingir nossa própria carne. Como isso é muita exposição de nossas angústias e fragilidades queremos um comparsa em nossas loucuras, um autor que assuma nossa infelicidade pré-relacionamento.

Fazemos o outro se apropriar indebitamente de nossa infelicidade prévia. Impomos ao outro a autoria das tristezas, raivas e medos que já carregávamos. Casamos emocionalmento com comunhão total de bens emocionais, ou seja, empurramos para o outro nossa insanidade prévia e depois o acusamos de nos roubar o bem-estar.

Acho de uma desosnestidade, ainda que não voluntária, esse tipo de interação.

 

O segundo motivo é de quem se sente faltante de si mesmo e quer algum tipo de refúgio para si.

Acho que um relacionamento de verdade só é possível a partir da construção da felicidade, da pró-atividade de uma vida que se realiza por si e busca cooperadores talentosos.

Como diz um ditado cavalo bom procura cavalo bom e alguém que é manco e busca se valer da companhia de alguém só para poder se safar de si não vai de coração aberto.

Em resumo, se você ainda não conseguiu se construir como uma pessoa mais plena do que faltante a possibilidade de se relacionar com alguém por desespero, carência e desilusão é grande. Essa fuga da solidão usando alguém como refém da própria aflição não pode levar a um lugar muito bom…

Já que a solidão revela e evidencia nossos demônios, melhor encará-los de uma vez por todas, não acha?

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts