Declaração de “amor”

Já ouvi de muitas mulheres e homens um tipo de queixa que é até comum: “nem nos conhecemos direito e ele(a) disse que me amava, fiquei assustada!”

Isso pode não ser amor, mas desespero

Isso pode não ser amor, mas desespero

É curioso o tipo de reação que essa declaração apressada causa em algumas pessoas. De um lado elas anseia essa aposta alta de alguém que resolve entrar de cabeça numa relação, mas quando isso acontece surge um medo, uma aflição um desespero até. Soa como se tivesse colocando a carroça na frente dos bois e apressando um fluxo que deveria ser natural e gradual.

Acho que é fácil usar uma metáfora para essa situação. Imagine que conheceu uma pessoa num dia e na semana seguinte ela chega de mala e cuia na sua casa dizendo: “vou morar aqui com você, me aceita na sua casa e mora comigo?”

O pedido é tão bizarro que chega a parecer uma invasão e não um convite.

Esse é o espanto, a rapidez indica uma apropriação antecipada de algo que não se conquistou, por isso o susto quando alguém chega com essa “cartada” na mão. Parece que ela cria um constrangimento do tipo “já que eu estou me expondo tanto e dizendo que te amo é bom você dizer o mesmo!”

Fico me perguntando se isso é honesto com alguém, afinal cada um tem seu próprio tempo para assimilar uma questão tão importante quanto amor e relacionamento. Esse tipo de pressão cria um mal-estar na pessoa que ouve que passa a se sentir culpada e sem escolhas, e quando isso acontece a culpa se sobrepõe ao entusiasmo inicial.

Nessa hora é como se a mente da pessoa gritasse: “será que vou me sentir constrangida e pressionada em tudo daqui para frente?”

Normalmente a pessoa que já sai fazendo declarações entusiasmadas tem um grande medo de rejeição e age como um animalzinho frágil que treme por dentro pedindo aprovação alheia. Ela faz qualquer coisa para agradar, mesmo ficar contrariada, passar frio, fome e sono. Quem vê de fora acha aquilo humilhante e pensa: “que estranho essa pessoa aguentando esse tipo de situação por mim. Será que é por mim ou por qualquer pessoa que dê alguma atenção?”

A resposta vem com o tempo, pois se aquele relacionamento não dá certo é muito comum ver a pessoa carente de aprovação imediatamente ficando com outra na mesma intensidade. Ela só queria uma presa para cair na armadilha, não era amor, mas desespero.

Se você tem o hábito de fazer esse tipo de aposta muito rapidamente (fora do timming que o casal constrói) entenda que é visto como um invasor de emoções e não como alguém admirável.

Ao invés de forjar o amor do outro construa com calma, carinho, dedicação e maturidade. Aliás, como qualquer coisa na sua vida.

___________

Vai gostar de ler também

Cair de cabeça numa relação

Ela só quer ser sua amiga

Friendzone para mulheres

O que você quer dizer com eu te amo?

35 dicas para encontrar o amor

Carta aberta para pessoas recém-separadas

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts