Por que os homens precisam de gandaia depois que terminam?

Vivemos numa cultura machista em que os homens são bem vistos por serem protetores-fazedores-realizadores-galanteadores-provedores. Isso tem muitos efeitos colaterais para homens e mulheres, mas quero evidenciar uma sequência de fatos silenciosos que se sucedem num relacionamento e que fazem com que ao término de uma história amorosa os homens não estejam nenhum pouco a fim de entrar num relacionamento sério.

1- Homens são estimulados culturalmente a serem fortes e protetores.

2058540-6030-rec

2- Quando cortejam uma mulher exibem seus símbolos de status masculinos para agradá-las. Criam mil situações que façam a mulher se sentir especial, protegida, reconhecida.

3- Entram num relacionamento reforçados pelas virtudes doadoras que manifestaram no início.

4- As demandas das mulheres são balizadas pela alta performance inicial.

5- O tempo de relacionamento comprime o homem e o expõe em suas fragilidades.

6- Ele tenta ocultar suas necessidades e receios e segue tentando atender as necessidades femininas.

7- Por certa exaustão ele diminui a intensidade da sua doação e interpreta isso como falta de liberdade. Na realidade só está exausto de se sentir forte e responsável por tornar tudo melhor, ainda que não o seja.

8- A mulher reivindica atenção sem se dar conta de que apenas foi acostumada a ser atendida de modo não usual. Enganado por sua fantasia o homem se acredita cumprindo seu papel de super-homem.

9- Com as sucessivas queixas da mulher o homem se sente escasso e rejeitado em sua doação atual e se sente insuficiente. Nesse ponto existem as variações de homem para homem, há os que se cansam de doar em muito pouco tempo, mas também existe aqueles que se colocam nos 12 trabalhos de Hércules.

10- Ele tenta renovar sua energias a cada reclamação, mas novamente se vê impotente e um mau doador. Mesmo que não saiba por onde começar muitos se desdobram, outros mais inábeis se encolhem em sua vergonha, orgulho e culpa.

11- Ela se fecha cheia de mágoa e ele se distancia se sentindo impotente para mudar o cenário. Nenhum vilão ou vítima, apenas mal entendidos.

12- Eles se separam.

13- Ele, apesar de estar emocionalmente destruído busca atividades mais leves para sentir que não tem obrigações emocionais de dar nada de si, agora quer apenas receber.

14- Por essa razão prefere não se envolver emocionalmente e se sente compelido a entrar no mesmo ciclo de doação no qual será incapaz de cumprir o que prometeu.

15- A única maneira de extravasar suas emoções é “gandaiar” e não se preocupar com os sentimentos de ninguém.

PS: quando escrevo sobre homens ou mulheres não quero dizer só um ou só outro. Mas nesse caso as dinâmicas internas são específicas dos homens, ainda que como seres humanos vejamos coisas em comuns nos dois gêneros.

PS2: nem todos os homens agem assim, especialmente os que estão mais imersos na cultura machista e talvez alienados de si mesmos e de suas emoções mais profundas.

_____________

Se quer entender como prevenir esse ciclo conheça o Vídeo-curso “Como se libertar do ex” – clique aqui

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts