Estar sozinho não é um bom motivo

*Por Frederico Mattos

– Por que você quer encontrar alguém para amar?

– Porque não aguento mais ficar sozinha, Fred!

tumblr_lda0e87C0h1qeobygo1_500

Assim começou uma conversa de consultório que se desdobrou num questionamento sobre a motivação que levava essa moça a buscar uma pessoa para compartilhar sua vida.

Se a mesma afirmação fosse feita se referindo à fome, sono e frio eu até poderia entender a resposta de forma razoável. Oras queremos comer, dormir e nos aquecer para regular um estado natural de saciedade natural.

Mas se alguém quer encher a barriga de amor por estar sozinha é porque a condição de estar sozinha soa tão perturbadora quanto o frio, a fome e o sono. Nessas comparações fisiológicas existe até um sentido, pois a oscilação entre fome e saciedade, sono e estado desperto, frio e aquecimento é até necessária.

No entanto, no que se refere a relacionamento amoroso aplicar essa lógica é um pouco estranha.

Você gostaria de ficar com alguém que já não se suporta na própria companhia?

Eu acharia no mínimo estranho, pois me pareceria até um pouco humilhante admirar alguém que não aguenta mais viver com seus próprios pensamentos. No mínimo eu me sentiria escolhendo aquele bombom ruim que ninguém quer pegar na caixa de sortidos. É como se um vendedor tentasse me empurrar um produto que nem ele usaria.

Esse estado de aflição gerado pela carência raramente trás resultados bons. De modo geral a pessoa elege um desavisado e se atira sem muitos escrúpulos nos braços de alguém que esteja disposto a carregar um peso “morto”. O nível de esforço da pessoa carente soa como uma entrega amorosa. Quem vê de fora acha até nobre, ainda que o parceiro escolhido sinta uma discreta forçação de barra para que os laços aumentem.

O mais curioso é quando o sujeito desaparece de um momento para o outro a pessoa carente da vez se indigna numa  visão de inexplicabilidade inconsolável. Ela não consegue entender racionalmente os motivos que levaram o outro a fugir de suas demonstrações de amor.

Seria amor o que o desesperado de solidão tem a oferecer de verdade? Ou o carente parece um pai de si mesmo querendo desencalhar a filha?

Imagino que um bom motivo para querer encontrar alguém é o de beneficiar com sua companhia aquilo que de bom já está sendo construido em sua vida. Se fossem empresas se fundindo seria uma posição vantajosa para os dois lados e não uma empresa que engole outra que está falida.

Pense com carinho sob que bases seu relacionamento começou e se mantem até hoje. Viveria bem também na ausência dessa pessoa (apesar do luto natural) ou se sentiria capenga e impossibilitado de seguir adiante?

 

para venda do livro 2
___________

Avatar fred barba* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor do livro “Como se libertar do ex” [clique aqui para comprar] e “Mães que amam demais”. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos.

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts