Almas pesadas

*Por Frederico Mattos

Segundo estatísticas a população brasileira está 51% acima do peso, mas o que tenho notado é um outro tipo de sobrepeso ainda mais preocupante, as pessoas de alma pesada que independe de aparência.

A alma pesada é daquele tipo que se alimenta de reclamação, brigas, bate-boca, azedume e indisposição para a vida. Esse peso sequestra a capacidade de viver com gentileza e contato humano de qualidade, o que importa é apenas suas dor, sua vida e sua história.

pesada

Se questionada, nenhuma pessoa vai admitir ser uma alma pesada. Somente quem convive pode atestar esse tipo de situação, mas também não vai delatar nada, as almas pesadas são melindrosas e reativas quando se trata de receber algum tipo de crítica.

A pessoa de personalidade leve, no entanto, está sempre aberta a mudanças e a descobrir algo de si que ignorava, ainda que indigesto.
Normalmente ela é a dona da verdade e adora apontar os defeitos dos outros imaginando que faz um bem para a sociedade ao tentar corrigí-la. No fundo ela não quer beneficiar nada, mas apenas criticar e se sentir acima dos demais. Existe certo amargor de quem cria desilusões ao seu redor por ser uma presença desagradável, logo cria uma profecia autorrealizadora, as pessoas a abandonam porque ela é difícil de convivência.

Nas relações pessoais está constantemente à espreita, na defensiva, imaginando uma conspiração contra ela, morrendo de medo de ser feita de boba ou deixada de lado.

A alma pesada é corroída pela culpa, o desanimo e a indisposição de facilitar seus dias. Diante de qualquer proposta alega que tudo é custoso, demorado ou impossível.

Suas opiniões são desacompanhados ação e no longo prazo cria o insucesso do qual se lamenta, mas diante de sua consciência afirma que o mundo é sempre culpado. É aquela pessoa que não foi, não vai e não deixa ir.

A alma pesada parece aquele caso crônico sem volta, sabe? Porque a volta por cima demandaria uma disposição que lhe falta, que é a de abandonar seu casco racional e se abrir pouco a pouco mesmo correndo todos os riscos. Ela precisa de um grande SIM para a vida.

E você conhece uma alma pesada? Já se viu nessa situação?

___________

Se inscreva para receber meus e-mails

* indicates required



banner ciume

 

para venda do livro 2

___________

Avatar fred barba* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor do livro “Como se libertar do ex” [clique aqui para comprar] e “Mães que amam demais”. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts