Ele é muito inteligente, mas pouco emocional

* Por Frederico Mattos 

Nada mais broxante, já ouvi muito isso, do que alguém intelectualmente desenvolvida e emocionalmente atrasada. Apesar de ter feito muitas sinapses e articulado visões teóricas complexas, o indivíduo não consegue articular uma interação prazerosa ou que envolva dilemas mais profundos.

Pode ser até genial a maneira de trabalhar e se especializar no seu campo de atuação, por conta disso consegue maiores saltos profissionais e financeiros. O problema é quando essa hiper-especialização vira uma forma de se proteger da acentuada dificuldade de perceber as emoções e fragilidades alheias e sentir compaixão genuína.

Einstein_laughing (1)

Parece a pessoa que comprou gato por lebre, afinal nossa cultura costuma associar inteligência lógica com capacidade de lidar com emoções. Mas na prática uma pessoa pode comandar estrategicamente uma multinacional e ser completamente inábil para discutir uma relação.

Inteligência emocional precisa de empatia, ou seja, imaginar-se e colocar-se no lugar do outro, associado com uma ressonância emocional de criar sentido em conjunto com o outro e fechando com uma dose de compaixão ao se engajar no cuidado do outro.

Uma pessoa com inteligência lógica pode não desconfiar nem de longe do que se passa em seu mundo interior, e se pensa sobre isso pode não ser capaz de articular as ideias e expressá-las com clareza. É o tipo de indivíduo que soa frio e egocêntrico, pois está treinado a responder em situações calculadas, previsíveis, quadradas e não em ambientes hostis, variáveis, pessoais e orgânicos.

Com o tempo, essa disparidade pode criar um abismo no relacionamento do casal, já que uma pessoa parece sempre remar sozinha na direção de um entendimento mútuo. Quem se arrisca a persistir precisa saber dos potenciais incríveis de convivência com alguém inteligentíssimo, mas com a grandes deficiências emocionais decorrentes desse descompasso.

*********

Precisa de AJUDA com Seu Relacionamento ?

Veja o vídeo abaixo: 

[vimeo 124753335 w=520&h=294]








___________

Avatar fred barba* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor do livro “Como se libertar do ex” [clique aqui para comprar] e “Mães que amam demais”. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos

 

 

Revisão: Bruna Schlatter Zapparoli

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts