10 coisas que nunca contaram sobre motivação

* Por Frederico Mattos

Quando você vê uma pessoa bem sucedida, imediatamente se esquece que ela, tanto quanto você, deve ter passado pelo limbo do desestímulo. Naquela fase em que nem você mesmo bota fé no que quer e tem medo – chamado de preguiça – de começar algum projeto. Ninguém fala sobre o processo de sair do zero e chegar dez e por isso você fica com a sensação de é um fracasso antes de iniciar. Quero clarear alguns mitos sobre motivação.

motivar

1- Tenha uma vontade inicial mínima

Realizações que começam com muita empolgação e euforia normalmente são frágeis e baseadas em uma fagulha que só dura enquanto todos aplaudem ou dão curtidas no Facebook. Para mudar algo você precisa de uma faísca mínima que seja, desde que ela persista.

2- Motivação externa dá a chama, mas não dura

Se você está mudando porque alguém mandou, pediu, implorou ou chantageou e está se sentindo coagido, verá que é questão de tempo para desistir. Afinal, as mudanças podem ter estopins externos, mas se não houver uma vantagem clara para quem muda, o resultado naufraga antes de aparecer.

3- Motivação pela raiva oscila

Quem acha que despeito e raiva podem ser bons aliados para a mudança pode ficar iludido por um tempo, mas a raiva oscila e normalmente tem altos e baixos. A mudança que se pretende consistente não pode estar apoiada numa emoção tão fugaz e terceirizada como a raiva.

4- Auto-confiança nasce do cumprimento de promessas

Não adianta esperar milagres. Sua auto-confiança só surgirá no momento que cumprir com suas próprias promessas. Se você falha nas mínimas e grandes não poderá contar com o seu próprio apoio numa jornada futura. É como se sua mente já soubesse que você promete mudanças com os dedos das mãos fazendo “figas” negando a promessa.

5- Construa uma rede de apoio

Sozinho ninguém muda nada, mobilize as pessoas, alarme os outros para serem vigilantes positivos da sua mudança. Se vai fazer regime ou controle financeiro coloque todos para ajudar e não ficar testemunhando seu sacrifício sozinho.

6- Dê um tempo nas pessoas e situações que enfraquecem sua motivação

Se você cruza com um amigo de mente catastrófica, derrotista ou pessimista num dia ruim isso será um problema para sua resiliência, portanto, coloque-os na estante por uns tempos até voltar ao ritmo normal.

7- Faça de uma vez só

Evite ficar picando a jornada; coloque o empenho numa tacada só para que seu corpo e sua mente entrem completamente no novo padrão de comportamento.

8- Coloque empenho por 30 dias

Foco também é determinante. Eleja os primeiros 30 dias como os mais delicados para a mudança, pois é exatamente nessa faixa de tempo que você mais fraqueja e desiste. Quando o comportamento sobrevive a esse tempo é como o fogo que pegou de verdade na madeira e poderá fazer a lareira esquentar de verdade.

9- Entenda bem como suas emoções operam em situações de queda

Você precisa estar muito ciente de como suas emoções operam em situações de queda e fracasso, pois ao mapear seus estados de espírito você não se renderá nos dias ruins já que saberá de antemão que sua energia está mais baixa.

10- Preveja seu fracasso e recomece o quanto antes
Não se imagine invencível. Você fatalmente irá tropeçar, mas esteja pronto para perder pontos consigo e já retomar no processo.

*****

Para conhecer outras facetas de sua mente e desenvolver meios hábeis de lidar com uma motivação realista, oferecerei um workshop focado no mundo emocional. Nos dias 18 e 19 de outubro, será uma alegria ajudar você nesse processo [clique aqui]

Workshop Construindo

 ______

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros “Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique]“,  “Como se libertar do ex” [clique aqui para comprar] e “Mães que amam demais”. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos – Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094

 

Todos os direitos reservados © Esse texto não pode ser copiado sem a prévia autorização do autor. Para tal blogsobreavida@gmail.com

Revisão: Bruna Schlatter Zapparoli 

 

Inscreva-se para receber meus e-mails

* indicates required

banner 4

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts