O que torna você imaturo?

* Por Frederico Mattos

Há uma questão perturbadora que muitas vezes preferimos ignorar, mas o fato de completarmos 18 anos não muda em nada nossa verdadeira capacidade emocional. Podemos colocar roupas adultas e pagar contas, mas nossa forma de resolver uma questão pode seguir precipitada, imatura e cheia de problemas práticos.

A falta de maturidade pode ser mascarada quando você está de férias, em um primeiro encontro amoroso ou quando está diante da TV. No entanto, ela começa a se revelar quando precisa tomar uma decisão importante, está sob pressão no trabalho ou em uma interação com a pessoa amada. A máscara fatalmente cairá diante de uma dívida, crise conjugal, rejeição profissional ou questão de vida e morte. Diante de um aperto o imaturo vai revelar sua pior faceta e se mostrar tal como negava ser até então.

Para saber se você é imaturo, observe como age uma criança de até sete anos de idade. Se você age como uma versão grandona da criança, então age de forma infantil. Mas como ela age, Fred? Querendo ser o centro das atenção, falando precipitadamente, sendo teimosa, agindo sem pensar e sem conseguir se colocar no lugar dos outros. O cérebro dela não está preparado, não é culpa dela, mas o seu já está “plenamente” desenvolvido. Logo, sua responsabilidade aumenta.

Imaturidade emocional é um tipo de fixação num determinado jeito de ser em que a pessoa perde a flexibilidade para agir sem as reações típicas. Sempre diz que qualquer mudança “é difícil, né?”, “é demorado…”, “eu já tentei e não funcionou”. No fundo, não tentou nada de verdade, fez como o sujeito que quis treinar abdominal, mal fez o primeiro movimento e já desistiu. O que a pessoa imatura tentou de verdade? Quase nenhuma mudança consistente. Tentou duas vezes, não deu certo, virou de lado e falou que o método é inútil. Daí segue desiludida, dizendo que com ela nada funciona.

O tipo de solução que uma pessoa infantil cria tem resultado breve, perecível e aumenta o problema de longo prazo, ao mesmo tempo que sustenta uma sensação falsa de vitória, já que tudo é impactado por uma emocionalidade rasa de “deu certo!”.

As saídas imaturas buscam diminuição imediata da pressão interna e têm pouca resiliência para enfrentar o núcleo verdadeiro do impasse. É quando a pessoa reage de forma parcial e imediatista, tentando apagar um incêndio jogando gasolina sobre ele.
E você, se sente uma pessoa imatura?

* * *

Você quer superar esses traços de personalidade estarei fazendo o workshop “Construindo Maturidade emocional” no dia 29 e 30 de novembro falarei sobre essas novas posturas pessoais. Aguardo você lá! [clique aqui]

 construindo maturidade emocional

_____________

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros “Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique]“,  “Como se libertar do ex” [clique aqui para comprar] e “Mães que amam demais”. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos – Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094

 

Todos os direitos reservados © Esse texto não pode ser copiado sem a prévia autorização do autor. Para tal blogsobreavida@gmail.com

Revisão: Bruna Schlatter Zapparoli

Inscreva-se para receber as novidades

* indicates required



____

 

banner 4

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts