É preciso gostar para dar certo. Será?

* Por Frederico Mattos

Outro dia ouvi que “é preciso gostar muito de uma pessoa para dar certo”. Repliquei que é preciso dar certo para gostar muito de uma pessoa. Explico.

Nossa ideia de um relacionamento bem aventurado é de que o único e mais importante ingrediente que existe é o amor, como se ele pudesse fazer todos os prodígios sozinho. Infelizmente não é verdade. O amor é uma porção relativa no sucesso de um relacionamento, em especial porque o gostar de alguém passa por um filtro psicológico, nem sempre consciente para a pessoa.

amor-tumblr-fotos

Ou seja, uma pessoa que teve pais ausentes ou abusivos terá registrado em seu repertório de amor que ele é sinônimo de abandono, destrato e indiferença. Logo, o filtro subliminar que terá é de uma busca por amar pessoas frias, indiferentes e até prepotentes. É o registro que ela tem, o qual influenciará na sua “escolha” amorosa. Eu diria que ela se sente mais impelida à sentir aquilo do que escolhendo, por ser um amor que maltrata emocionalmente porque recorda sensações antigas da memória afetiva. Qualquer casal que diz se amar nunca dá certo, porque amam e são amados de um jeito torto, estranho, carregado de várias pendências emocionais destrutivas.

Amar alguém, portanto não é um critério confiável, mas quando um relacionamento funciona bem, tem parceria, amizade, intimidade agradável e admiração mútua, há uma chance maior de dar certo. Se uma pessoa aciona o seu melhor aspecto, essa relação positiva irá alimentar o ciclo de carinho, reforço positivo e admiração mútua, ingredientes certos para que uma história de amor seja longínqua.

Resumindo e contrariando a crença popular, é preciso dar certo para gostar – e não gostar para dar certo!

*********

Precisa de AJUDA com Seu Relacionamento ?

Veja o vídeo abaixo: 

[vimeo 124753335 w=520&h=294]








_____________

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros “Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique]“,  “Como se libertar do ex” [clique aqui para comprar] e “Mães que amam demais”. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos – Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094

 

 

 

Revisão: Bruna Schlatter Zapparoli

 

Todos os direitos reservados © Esse texto não pode ser copiado sem a prévia autorização do autor. Para tal blogsobreavida@gmail.com

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts