Descubra por que você não está feliz

* Por Frederico Mattos

“Fred, me senti tão feliz ontem!”

“Aquela festa me deixou muito feliz, dancei a noite inteira!”

Ouço essas frases com muita frequência e imagino o motivo pelo qual as pessoas se dizem infelizes; elas confundem felicidade com alegria, contentamento ou leveza, todas emoções passageiras e que dependem de fatos bem pontuais e externos.

Se a música toca a pessoa está alegre, se o encontro acontece a pessoa fica excitada, se a promoção do trabalho surge o sujeito se sente realizado, mas isso ainda não define felicidade.

tumblr_lccpukvCSg1qdgldfo1_500

O autor Martin Seligman, um dos grandes nomes da Psicologia Positiva, ampliou o seu conceito de felicidade com a ideia de uma construção pessoal. Ou seja, felicidade não é um estado momentâneo que depende de altos e baixos para se sustentar. Felicidade é uma teia mais firme e complexa que se apoia em:

  • Sensação de felicidade
  • Engajamento pessoal em algo que tenha significado, que seja mais amplo do que a própria pessoa
  • Relacionamentos pessoais gratificantes e construtivos
  • Sentido de vida, propósito pessoal e de contribuição com seu meio
  • Realização ampla em várias áreas da vida

Isso quer dizer que uma pessoa pode estar triste ou alegre e ser feliz, assim como uma pessoa infeliz também pode estar alegre ou triste. O ponto em questão é que alegria ou  tristeza são emoções passageiras, mas a felicidade que está na retaguarda é mais ampla e sustenta uma vida com mais significado e complexidade, isto é, ela não passa por altos e baixos com tanta facilidade como pensamos.

__________

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique]Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos – Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094

 

 

 

Revisão: Bruna Schlatter Zapparoli

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts