Pessoas viciadas em bater boca

* Por Frederico Mattos

Pode parecer estranho, mas existem muitas pessoas que não gostam de ver um clima de paz no ambiente. Parece que o silêncio é a tranquilidade desperta um sentimento de tédio.

Normalmente essas pessoas são movidas a emoções intensas e quando surge uma fase de baixa começam a provocar quem está por perto para disparar uma briga.

briga casal

A estratégia é uma velha conhecida, chutar embaixo da mesa (ou em cima mesmo) só para incitar um ataque que será contra-atacado com o argumento estar se defendendo.

O ciclo de discussão pode se tornar um interminável, acabando só quando alguém desistir, gritar mais alto ou for derrubado em humilhação.

Como isso parece olhando de fora? O próprio cenário do inferno. No entanto, para quem é viciado em bater boca parece nem passar pela cabeça esse tipo de hábito.

Costumo notar em consultório que muitos desses brigões crônicos costumam apresentar um quadro de depressão raivosa, não posso afirmar sem conhecer caso a caso, mas não é raro ver a pessoa numa briga subliminar consigo mesma. É como se sua raiva estivesse contendo uma tristeza insuportável, e para não desaguar em lágrima os gritos vem em “socorro” para falsamente criar um poder.

Não preciso dizer que a raiva é o pior tipo de proteção possível para a tristeza, mas o recurso disparadamente mais utilizado pelas pessoas. A raiva dá uma aparente sensação de supremacia emocional que impede momentaneamente da tristeza profunda aparecer. Mas ela só remédios superficialmente enquanto o choro contido segue ali mofando dolorosamente.

Se ao invés de brigar essa pessoa pudesse olhar para sua dor teria uma chance maior de mudar o ciclo de sofrimento reprimido. Se tivesse ciência do que entristece poderia avançar para cima do problema certo e lutar pelo que traria alegria genuína.

Se um briguento já conseguir não criar problemas extras treinando o silêncio já seria ótimo.

Como Salvar Seu Relacionamento 640x200 (1)

__________
________

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique], Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. Oferece treinamentos online de “Como salvar seu relacionamento” e “Como decifrar pessoas” No Youtube seu canal é o SOBRE A VIDA [clique aqui] No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos – Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts