Carta para uma suicida – dia #22 [sobre fé]

Sobre fé

*Por Frederico Mattos

A fé é uma das coisas mais bonitas do mundo. Ela aposta no que não se pode apostar. Ela se rende para aquilo ao qual não podemos medir, cheirar e experimentar, só inferir.

Mas se a fé em alguma questão espiritual é bonita, eu confesso que a fé humana me toca de uma forma especial. Explico.

Ter fé em Deus me parece fácil se comparado na nas pessoas, porque as pessoas são absolutamente falíveis. Ter fé no fracasso é de uma força colossal. Estamos vendo, na frente do nosso nariz, é até lamentável testemunhar uma pessoa falhando miseravelmente na sua total incoerência humana. E mesmo assim seguir acreditando. Os pais fazem isso pelos filhos, tem fé humana (as vezes cega), mas um ardor de que algo vai engrenar mesmo quando as coisas não se engrenam.

Deveríamos ter fé uns nos outros como as mães tem em seus filhos. Brinco que vivemos nessa vida como “zumbi solidários”, nos apoiando como dá. É bonito isso, apostar numa ação que está crescendo é fácil, mas ter no cachorro morto é difícil.

Eu tenho particularmente um carinho por causas perdidas, são pessoas que estão perdidas, mais endurecidas, mais cegas, mais frágeis e precisam de mais fé.

É engraçado, mas quando somos olhados com uma crença forte por parte dos outros acreditamos mais no que podemos fazer. Nunca falha. Se alguém vê a bondade em nós que ainda não temos parece que ela ganha espaço. Tenho por mim que a fé humana tem esse dom, de abrir um espaço no meio da selva de confusão psicológica.

Desejo de coração que esse sentimento que tenho por você se espalhe para as pessoas que estiverem ao seu redor. Eu vejo a V. cheia de vida, que você ainda não vê. Tenha fé no que eu vejo…

_____

Pergunta [clique aqui]
1. Sobre o suicídio
2. Sobre o sofrimento
3. Sobre a vida
4. Sobre o amor
5. Sobre a família
6. Sobre solidão
7. Sobre relacionamentos amorosos
8. Sobre ser filho
9. Sobre ser mãe
10. Sobre ser pai
11. Sobre a morte
12. Sobre Deus
13. Sobre doenças
14. Sobre dinheiro
15. Sobre desejo
16. Sobre emoções
17. Sobre motivação
18. Sobre estar perdido
19. Sobre alternativas
20. Sobre dever e obrigações
21. Sobre amizades
22. Sobre fé
23. Sobre traumas
24. Sobre remédios psiquiátricos
25. Sobre dependência emocional
26. Sobre beleza
27. Sobre Justiça
28. Sobre merecimento
29. Sobre perdão
30. Sobre recomeço

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17
* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique], Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana.

Treinamentos online de “Como salvar seu relacionamento” e “Psicologia para todos”

Youtube – SOBRE A VIDA [clique aqui]

Twitter – @fredmattos Instagram http://instagram.com/fredmattos  Snapchat – FREDPSI

Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094