18 dicas para voltar a ter confiança nas pessoas

* Por Frederico Mattos

A palavra confiar é uma união das palavras fiar e com alguém, ou seja, deixar algo valioso com o outro. Normalmente, nossa capacidade de confiar é baixa porque ela depende do desempenho da outra pessoa e acreditamos que o que é nosso pode ser estragado ou corrompido. Depois de uma decepção começamos a punir todas as outras pessoas e nos fechamos, imaginando que ninguém mais é digno de confiança. Seguem algumas dicas para não cair nessa armadilha pessoal.

Esses confiam

Esses confiam

1- O que você entregou não pode ser roubado

Qualquer segredo ou lealdade que você concedeu no convívio com alguém não pode ser manchado definitivamente. Mesmo quando alguém rompe o trato, não precisa achar que seu dom pessoal está perdido, é só uma questão de se fortalecer para reabilitar.

2- O momento que você vivenciou não foi uma farsa

A conclusão a que muitos chegam é de que tudo foi uma farsa e foram feitos de bobos. Num parque de diversões você se brinca enquanto as pessoas fantasiadas estão trabalhando e nem por isso aquilo é menos real para você. O que você viveu rendeu bons frutos e experiências, é responsabilidade do outro se ele não estava ali de coração.

3- Confie no que você oferece e não no que espera

Capacidade de entrega é seu dom mais precioso e essa possibilidade de relaxar nas relações de amizade, familiar, amorosa ou profissional é um benefício individual. Não é sua responsabilidade nem deve ser um temor constante se a outra pessoa será capaz de honrar o que você oferece.

4- Saiba medir a personalidade de alguém

Para abrir o coração e a intimidade a alguém é preciso certa dose de sabedoria para avaliar o histórico pessoal, como ela cultiva a vida e seus relacionamentos e se consegue ter lealdade e ética de modo geral. Normalmente os tropeços surgem de uma avaliação empolgada, precipitada e carente de quem busca um ouvido sem pensar na capacidade de escuta e comprometimento do outro.

5- Não dependa do retorno para se alegrar

Se você resolveu confiar algo à pessoa, não espere que ela faça o mesmo com você. Afinal ela pode ser capaz de lidar com segredos e intimidades, mas você não.

6- Conte com a falha da outra pessoa

Administrar verdades difíceis e um convívio com lealdade é um talento a ser desenvolvido. Existem pessoas que se acreditam capaz de guardar segredos ou manter suas promessas mas na prática acabam sentindo o peso e falham. É preciso contar com a fragilidade do outro.

7- A quebra está em expectativas irreais

Todos nós temos a tendência a esperar virtudes sobre-humanas de pessoas humanas e quando o aspecto frágil e falho do outro se manifesta nós não nos conformamos. Mas se estamos no mesmo barco talvez seja ingênuo guardar esse tipo de fé cega em qualquer pessoa. Você é potencialmente tão passível de enganos quanto os outros.

8- Faça com alegria

Tudo o que você experimentar ao lado de alguém faça com alegria, entusiamo e entrega sem ficar calculando cada manifestação pessoal de forma mesquinha, como se evitar alegrias o poupasse de desilusões.

9- Seja ativo, não passivo

Não fique esperando iniciativa dos outros para estabelecer confiança, mostre-se confiável e isso ativará o núcleo de lealdade das outras pessoas. Se quer estimular a lealdade do outro entregue pequenas revelações para que ela saiba que você está gradualmente comprometida no mesmo pacto de cuidado mútuo.

10- Descubra o que é valioso em você

Não adianta você esperar que os outros confiem em você se não existe nada de valioso na sua personalidade. Ter apenas um sorriso no rosto não é suficiente para criar aderência nos outros; é preciso um brilho pessoal.

11- Compartilhe essa chama pessoal

Se você é o tipo de pessoa recuada, retranqueira e que não se mostra disponível, como pode achar que os outros se aproximarão sem defesas? A porta da confiança é de movimentação mútua, se você não compartilha conhecimento, histórias, sentimentos, segredos, não espere que os outros se desarmem na sua presença.

12- Não defina o que você é ou o que você faz pela ação do outro

Ao dizer que não confia mais porque os outros traíram sua lealdade, está se definindo pela falha alheia. É como se um assassinato fosse justificado por outro. Se você é leal, aberta e disponível de verdade ninguém pode mudar isso. Mas talvez você só tenha usado da decepção para mostrar que no fundo não era tão entregue assim.

13- Saiba se você cumpre suas promessas

As pessoas olham quem cumpre as promessas de duas maneiras: com incredulidade (já que existem muitos tratantes espalhados por aí) e com respeito (pelo mesmo motivo). Então, se você espera o mínimo de discrição e companheirismo, ofereça isso também.

14- Olhe para além da pessoa

Para confiar é preciso olhar para além da pessoa; seu contexto, sua vida, seus amigos e seus hábitos. Se você decidir fazer um pacto com alguém precisa considerar tudo isso.

15- Trate as pessoas como se elas já tivessem a virtude que espera delas

Se quer que a pessoa seja receptiva à sua confiança, trate-a como se ela já fosse digna disso. Normalmente as pessoas são alvo de tanta desconfiança que quando alguém confia algo a elas na maioria das vezes sentem como se fosse um presente e valorizam essa postura.

16- Esteja aberto para enfrentar sua dor sem se fechar

Seu sofrimento é só um período de luto, de uma queda, mas não deveria ser um atestado de óbito emocional. Se abrir ou ficar fechado completamente é uma decisão sua que ninguém pode tomar no seu lugar.

17- Deixe espaço aberto para a mudança inevitável da vida

As relações mudam, amadurecem ou degeneram.; não fantasie que elas podem ser perpétuas. Com o passar do tempo é preciso dar espaço para que a nossa presença não faça mais sentido na vida do outro.

18- Tenha uma vida para seguir em frente
Normalmente quem se fecha completamente depois de uma desilusão é porque apostou todas as fichas numa só relação e não cultivou uma vida própria na qual se realimentar. Então se quer confiar em alguém, tenha uma vida na qual você possa acreditar também.

______________

Um convite especial [leia abaixo e clique aqui] 

Workshop Construindo

_______________

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor do livro “Como se libertar do ex” [clique aqui para comprar] e “Mães que amam demais”. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos – Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094

 

Todos os direitos reservados © Esse texto não pode ser copiado sem a prévia autorização do autor. Para tal blogsobreavida@gmail.com

Revisão: Bruna Schlatter Zapparoli

 

Inscreva-se para receber meus e-mails

* indicates required

banner 4

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts