Transtornos de personalidade

Você já deve ter conhecido algum amigo ou parente que de tão certinho chegava a ser chato e insuportavelmente detalhista a ponto de não entregar nada por pura meticulosidade.

Também já deve ter conhecido aquele cara malandro, que sempre dava um jeitinho de enganar os outros com uma mentira e na hora do vamos ver jogava um charme e levava a vida no rolo e na simpatia.

Certamente já cruzou com alguém que dramatiza cada detalhe como se fosse uma novela mexicana e que adora fazer o papel de mocinho e bandido até pra comprar pão.

Já deve ter se debatido com aquele outro que sempre se acha o maioral e sempre sabe sobre tudo, faz tudo e conhece as pessoas mais importantes do seu círculo social.

Por fim já viu aquela pessoa que sempre vive numa teoria da conspiração, desconfiada de tudo, praguejando os outros e se sentindo injustiçada pelo mundo cruel.

Pois é, esses 5 tipos de pessoas que citei acima podem sofrer de graves Transtornos de Personalidade.

Os transtornos de personalidade costumam afetar mais as pessoas à volta do que a própria pessoa. Por isso costumam ser os familiares que buscam ajuda terapêutica. Eles não aguentam conviver com uma pessoa que acha que suas necessidades são as mais importantes, que as regras não se aplicam a ela, que a culpa é sempre dos outros ou que se for contrariado tem um acesso de birra intensa. Isso quer dizer que a pessoa não tem um espelho psicológico para perceber que tem um grave problema de conduta e raríssimas vezes aceitará ajuda efetiva. Se busca terapia desiste nos primeiros encontros praguejando o profissional ou argumentando que não tem nenhum problema grave, afinal sofre de cegueira emocional.

Seus problemas de adaptação começam cedo e costumam ser confundido com problemas normais de criança ou crise de adolescência. Quando os confrontos da vida adulta se tornam mais complexos o bloqueio se torna mais visível.

É aquela pessoa que não se adapta a nada, costuma ter uma maneira exagerada ou rígida de agir em relação à tudo e costuma ser visto como um caso crônico pelas outras pesssoas.

As vezes viram motivo de piada, porque para conviver com elas é tarefa quase impossível. Ninguém consegue conviver com alguém que leva tudo a ferro e a fogo, seja sendo sovina, emotivo ao extremo, arrogante, paranóico ou até maldoso.

São sobre esses transtornos que vou falar na próxima semana:
Transtorno de personalidade obssessiva

Transtorno de personalidade antissocial

Transtorno de personalidade histriônica

Transtorno de personalidade narcisista

Transtorno de personalidade paranóica

____________________

Leia mais sobre outros transtorno psicológicos aqui

______________________

NOVA PALESTRA EM SÃO PAULO no dia 2 de junho de 2012 (sábado) das 14h as 17h sobre                           O PODER DA ENERGIA FEMININA    [CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS] 

____________________

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts