Paixão vicia

* Por Frederico Mattos

A paixão é uma experiência psicológica muito parecida com um vício, isso em termos cerebrais. Ela causa sensações físicas de euforia, ativa campos do cérebro que exigem recompensas de prazer e provoca palpitações, suor no corpo e abistinência. O corpo humano, engenhoso que é, tem um prazo limite (em média) para se acostumar com essa intensidade emocional e estressante (do ponto de vista biológico) de 1 a 3 anos.

paixao2

A paixão pode estar associada a uma fase da vida expansiva e positiva que cria um círculo virtuoso de positividade ou como um vício causar uma fixação platônica, desesperada e digna de filmes de drama. Uma pessoa apaixonada quando se desilude ou descobre a verdade por trás de seu delírio temporário apaixonado pode começar atos muito desesperados.

Como um vício, a paixão, de acontece com muita frequência, pode estar associada à uma personalidade vulnerável e em alguns casos deprimida. É como se a pessoa buscasse na paixão uma recompensa emocional intensa para contrabalancear um estado emocional perturbador. Não é raro que as grandes (e perturbadoras) paixões costumem acontecer em períodos de extrema dificuldade ou insuficiência pessoal, como na adolescência.

O adolescente que passa por uma fase de transição delicada, na qual se sente muito inadaptado com sua mente e corpo acaba encontrando na paixão (costuma ser platônica) por pessoas reais ou ídolos, um meio de sair de suas variações de humor pessoais. É como se a paixão fosse um “remédio” natural para sair de estados de angústia e mal-estar pessoal.

Principalmente para quem se apaixona e idealiza com muita frequência por muita coisa eu aconselharia fazer uma séria análise pessoal. Até que ponto até metralhadora da paixão é algo razoável ou pode estar escondendo uma questão mais séria e problemática?

______

No dia 29 de janeiro (quinta-feira) farei a palestra via internet para todo o Brasil “Como colocar limites e se fazer respeitar” as 20:15 (horário de verão) e 19:15 (sem horário de verão) [para saber mais clique aqui]
_____

Receba e-mails gratuitamente

* indicates required



_____________

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros “Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique]“,  “Como se libertar do ex” [clique aqui para comprar] e “Mães que amam demais”. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos – Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094

 

Todos os direitos reservados © Esse texto não pode ser copiado sem a prévia autorização do autor. Para tal blogsobreavida@gmail.com

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts