Não tenho voz no relacionamento

* Por Frederico Mattos

Muitas pessoas, em especial mulheres, já compartilharam comigo a sensação (normalmente verdadeira) de que não tem voz ativa no seu relacionamento amoroso e nunca se sentem ouvidas de verdade. Parece que são como múmias ou vasos decorativos na relação; só existe a vontade da outra pessoa.

submissa

Alguns motivos estão por trás dessa invisibilidade no relacionamento:

  • Desgaste
  • Relação que já acabou, mas ninguém tem coragem de sair
  • Manutenção de aparências por causa de família e filhos
  • Falta de admiração genuína (ou o machismo, que não valoriza a mulher)

Qualquer desses motivos se apoia num fator que ninguém admite, mas se a pessoa ficou calada é porque em alguma medida aceitou este lugar de silêncio, seja por que acha que não vale a pena ou porque já se cansou de falar. O problema é que de modo geral esta fala está desgastada por que ela não tem autoridade, poder pessoal e postura adequada. A pessoa que se apassivou na vida se encolheu na própria existência e abandonou os próprios sonhos aos poucos.

No resgate da autoestima não basta lamentar o tempo que passou ou o insucesso pessoal. É preciso agir e se posicionar, seja para se manter no relacionamento com qualidade ou para sair de vez antes que algo mais grave aconteça.

Se você não tem voz no relacionamento precisa descobrir sua voz interior, seus desejos, sonhos e projetos pessoais. Talvez você também tenha feito seus sonhos calarem a boca. E se você não quiser mudar ninguém pode fazer isso por você!

***

Venha aprender a se posicionar diante da vida e dos outros no dia 29 de janeiro (quinta-feira) farei a palestra via internet para todo o Brasil “Como colocar limites e se fazer respeitar” as 20:15 (horário de verão) e 19:15 (sem horário de verão) [para saber mais clique aqui]
_____

Subscribe to our mailing list

* indicates required



_____________

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros “Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique]“,  “Como se libertar do ex” [clique aqui para comprar] e “Mães que amam demais”. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos – Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094

 

 

 

Revisão: Bruna Schlatter Zapparoli

 

Todos os direitos reservados © Esse texto não pode ser copiado sem a prévia autorização do autor. Para tal blogsobreavida@gmail.com

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts