Vida ideal e Vida real

Cada dia mais eu penso uma coisa sobre as insatisfações humanas: nem sempre tudo ocorre como gostaríamos.

Existe o que é real e o que idealizamos.

Você tem algo em comum com ele?

A idealização é fatalmente levada ao fracasso, pois é impossível que algo se mantenha na medida do esperado por dois motivos. Primeiro, não suportaríamos o bem estar sem fim, o segundo é não é possível congelar a felicidade.

O grande problema da idealização é que sempre acontece num cenário imutável. A própria ideia de paraíso é assim, um lugar cheio de nuvens com anjos plácidos tocando arpas em um mundo de amor mútuo.

Na vida cotidiana tudo é estranho, fora de ordem incômodo, inquieto, injusto, desigual, imoral e bagunçado.

Nada fica no lugar que deixamos, os movimentos não cessam, os sentimentos mudam, os equilíbrios se rompem, as realidades se alteram, as proporções variam e o caos impera. Simples assim.

Mas no mundo ideal tudo é estático e pálido.

Imagine se você estivesse prestes a se casar com a pessoa dos seus sonhos e descobrisse que não a ama mais a poucos dias da cerimônia.

Imagine que percebe que sempre trabalhou em algo que acreditava trazer felicidade e se dá conta que foi uma farsa.

Nem sempre os nossos sentimentos e vontades são coerentes como gostaríamos. Na maior parte das vezes não são.

Então entramos numa briga interna para tentar ajustar o que achamos que é ideal dentro da realidade. Resultado: frustração, insatisfação e vida fraca.

Se aprendêssemos a respeitar e tentar sustentar nossos sentimentos mais contraditórios talvez tivéssemos uma vida razoavelmente feliz. Razoavelmente, porque afinal felicidade pura daquelas mais puras é um pouco enganação que a gente inventa. rsrsrs

_____________________________________

Outros textos relacionados

7 tipos de felicidade

Síndrome de Domingo à noite

Tags :

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts