Por que o seio nu na amamentação causa tanto desconforto?

* Por Josi Bessa, nutricionista

Há algum tempo a polêmica que surgi em torno da amamentação me deixa curiosa, pois como um ato que visa alimentar o bebê e fortalecer o vínculo entre mãe-filho (a) pode causar tanto desconforto?
E eis que eu me deparo com comerciais de carro, cerveja, futebol exibindo a corpo da mulher de maneira sexualizada em qualquer horário do dia e ninguém se incomoda com isso. Então será mesmo que é a nudez que incomoda ou o contexto que ela está que causa o desconforto?

É para a amamentação ou para prazer sexual?

A biologia não considera o seio um órgão sexual já que ele não está envolvido com a reprodução, apesar de ele ganhar uma conotação sexual para os humanos (não tem nada de errado com isso. Ok?) a sua função principal é produzir o leite que servirá de alimento para o bebê.
Então Josi, basta as pessoas terem consciência de que o aleitamento materno não tem nenhuma conotação sexual e o problema está resolvido.
Queria muito que fosse apenas isso, mas não é tão fácil assim.
Lembra que falei que corpo feminino é exposto de maneira sexualizada na mídia, principalmente nos comerciais direcionados ao público masculino?

Quem lava o carro de salto, gente?

A ideia básica de comerciais como esse é: tenha esse carro e ganhe as mulheres. Como se as mulheres fossem objetos e seres sem vontade própria.
E agora começa o tal desconforto com a amamentação.
Se o corpo feminino está a serviço do prazer masculino como o seio pode estar sendo utilizado num contexto completamente diferente?

A confusão está feita! Os homens não admitem que algo que ele olha com desejo esteja sendo oferecido para uma criança tão inocente e algumas mulheres concordam com a ideia dos homens e apoiam que a amamentação não deve ocorrer em público e caso a criança esteja com fome num momento que a mãe esteja na rua o conselho é: se dirigir ao banheiro mais próximo ou cobrir o seio e o rosto da criança com um pano.

O problema desse conselho é que banheiro não é local higiênico para realizar refeição e cobrir o rosto da criança quebra o momento olho-a-olho que acontece entre mãe e a criança (momento este que possibilita a maior produção de oxitocina (hormônio do amor) que provoca a maior produção de leite), além de deixar a mãe estressada e numa situação constrangedora.

Precisamos entender que o corpo feminino não está serviço dos homens e que o aleitamento materno é um direito do bebê que todos devem lutar para assegurar oferecendo apoio à mãe para que ela consiga realizar essa tarefa tão importante, afinal a amamentação não precisa acontecer em locais privados.

Precisamos entender também que NÃO há conotação sexual na amamentação. O seio como outros órgãos podem executar uma determinada função e ter uma conotação sexual em momentos completamente diferentes e sem associação, por exemplo, o pé que para algumas pessoas é sexy, mas sua função básica é possibilitar o movimento e sustentação do corpo.

Então, vamos começar fazer a separação das coisas como elas são de verdade?
Os bebês e mamães agradecem!

PS: o leite materno oferece todos os nutrientes necessários até o bebê até 6 meses, formação adequada dos dentes, fortalecimento dos músculos da face, para a mãe previne câncer de mama e ovário, evita sangramentos no pós-parto e evita gastos.
Beijos e até a próxima!

_________

*Joseane Bessa – Sonhadora, nutricionista e determinada. Negra, crespa, paulistana com coração de baiana, fascinada com a interação da psicologia e da nutrição. Ama comer e é apaixonada por bolo de prestígio. Escreve no seu blog www.gostoleve.com