Constelação Familiar de Bert Hellinger: As leis do amor

“Muita gente julga que o amor tem o poder de superar tudo, que é preciso apenas amar bastante e tudo ficará bem. (…) Para que o amor dê certo, é preciso que exista alguma outra coisa ao lado dele. É necessário que haja o conhecimento e o reconhecimento de uma ordem oculta do amor.”

Bert Hellinger

 

Nessa série de artigos falarei sobre os princípios básicos que regem as Constelações Familiares criada por Bert Hellinger que tive o prazer de conhecer pessoalmente e realizar minha complementação de formação terapêutica.

Bert Hellinger, além de terapeuta é um pensador e investigador magnífico. No alto de seus 87 anos conseguiu atingir uma grande percepção e sabedoria a respeito da alma humana. Descobriu ao longo de 30 anos de trabalho determinado, sério e devotado uma série de leis ocultas que atuam sobre as pessoas, grupos, famílias e nações.

 

Essas leis vem sendo ignoradas por toda história da humanidade, causando grandes distúrbios, conflitos e dores em escala individual e coletiva.

  • A primeira lei se refere à pertinência: Todos têm o igual direito de pertencer.
  • A segunda lei se refere ao equilíbrio entre dar e receber.
  • A terceira lei diz que há uma hierarquia de tempo: os mais antigos vêm primeiro e os mais novos vêm depois.

Cada artigo desta série falará sobre uma dessas leis que regem a vida de modo inconsciente na mentalidade coletiva.

Bert Hellinger as descobriu através da observação de trabalhos terapêuticos práticos que ele desenvolveu ao longo de anos. Esse processo de desdobrou e sua percepção foi se aprofundando sobre o funcionamento de famílias, casais, nações, empresas e sistemas.

Todo grupo funciona como um organismo vivo que se autorregula para permitir que sobreviva ao longo do tempo.

Em cada Constelação Familiar realizada, Hellinger foi depreendendo um conhecimento sobre as leis ocultas da vida. Nenhum trabalho foi tirado da teoria para chegar à prática, mas veio da prática para a teoria. Ele observava um fenômeno e dali deduzia algo que se demonstrava enquanto uma lei básica da vida (método fenomenológico).

O trabalho é simples, pois atua com questões essenciais da vida como o relacionamento familiar. E apesar da simplicidade ele toca dimensões sutis da alma familiar (alma não no sentido religioso, mas no sentido latino da palavra, “aquilo que empresta movimento a algo”) como a dor, a vida, a morte, o amor e as separações, com isso seus resultados são vastos, complexos e profundos.

No próximo artigo falarei sobre a primeira lei, a do pertencimento. Acompanhe essa jornada (toda sexta-feira) às profundezas da alma humana!

__________________________

Leia também

TOP 5 sobre AMOR

TOP 10 sobre DESAMOR

TOP 8 sobre HOMEM

TOP 8 sobre MULHER

TOP 10 sobre a VIDA

TOP 8 sobre RELACIONAMENTOS

TOP 5 sobre FAMÍLIA

TOP 8 sobre SEXO

TOP 7 sobre SENTIMENTOS

TOP 5 sobre PERSONALIDADE

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts