7 pecados – Inveja

Queria ser tão popular quanto o irmão. Mas se sentia sempre excluído, deixado de lado e renegado.
O irmão sempre pronto para sair, curtir a vida e conquistar as garotas. Ele se sentia desengonçado, cabisbaixo e apegado à mãe.
Algumas vezes, saiam juntos e ficava evidente quem era o mais poderoso. Por isso evitava sentir-se humilhado junto ao irmão.
Preferia suas poucas amizades e seu programas confortáveis de domingo à tarde.
Um certo dia ele convidou-se para participar de um racha, tão habitual ao irmão mais prestigiado.
Ele num carro, o irmão no outro!
Estranhando o pedido da corrida ele aceita, afinal seria divertido animar o irmão pacatão.
O racha terminava num barranco. O irmão pacato freou, o outro seguiu morro abaixo!
Internamente aquele que sobreviveu pensou: “acho que fiz alguma besteira quando tentei arrumar o carro dele ontem à noite!”

Mãe e filha: um clássico da inveja



Dificilmente alguém denuncia sua inveja publicamente. Ela é um sentimento considerado vil, baixo e maldoso.
Ninguém diz para a amiga: “poxa, esse namorado seu é um gato, inteligente e fiel, to arrancando os cabelos de ódio por ter sido você e não eu que ele escolheu”. Muito menos: “você comprou esse carro? Espero que tenha seguro porque eu estou secando ele até você bater e ficar infeliz!”.
No entanto, sentimos cada um desses impulsos mais desagradáveis nas ocasiões mais inconvenientes com as pessoas que mais gostamos.
Por que isso acontece em todos nós?
Porque nossos desejos não têm moral e nem restrições. O desejo não observa se aquilo que ele quer já tem dono. Pelo contrário, a impossibilidade de obter aquele objeto instiga mais o desejo.
Além disso, quando nosso desejo é frustrado logo vem o desejo de destruir aquilo por despeito. Como um menino que tenta bater na menina depois que foi rejeitado.
A inveja é aquela criança birrenta e ressentida contra o sucesso alheio. Incapaz de fazer por si ela tenta destruir concretamente o invejado. Quando não consegue tenta desmerecer a pessoa invejada ou fica com uma tristeza frente o sucesso dos outros.
Quando o invejoso desenvolve a gratidão pela vida e começa construir realizações próprias estará transformando a inveja em evolução.

Segunda-feira que vem tem mais pecado.

______________

Leia também

Inveja

Porque as mulheres não tem sociedade secreta

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts