Como se recuperar de um término amoroso

Eu tenho usado muito o termo desintoxicação amorosa quando falo em términos de relacionamento. É meio pesada a comparação já que associamos ao uso de drogas.

Mas o término de um relacionamento é como se fosse uma fase de expurgar aspectos psicológicos do relacionamento para fazer uma metamorfose saudável, chacoalhar a poeira do relacionamento e ver o que serviu ou não daquela história.

A cena clássica

Muitos casais anulam as individualidades de tal forma que perdem o eixo do que eram. Em alguns casos se tornam pessoas melhores e ganham bons hábitos, se refinam socialmente e como pessoa. Em outros casos deformam a si mesmos para manter um relacionamento doentio e cheio de cobrança, brigas e possessividade.

No final a pessoa se vê completamente desfigurada e irreconhecível para si mesma, pois ativou aspectos obscuros de si mesmos no contato com o ex que despertaram o seu pior.

O susto é grande quando percebem que fizeram coisas vergonhosas para manter uma relação a qualquer custo. Alguns brigaram com amigos valiosos, romperam com familiares ou trabalho só para se submeter a vontade do outro.

O sequela da catástrofe é grande e a perda considerável, por isso a desintoxicação. É quase uma reprogramação para que a memória deixe de ficar tão perturbadora alarmando o tempo todo.

Acho fundamental fazer algumas coisas que facilitem essa fase de desconexão com alguém que deixou macas pesadas em nossos corações:

– Reveja seu quarda-roupa, muitas coisas que você comprou tem ligação com o ex, inclusive presentes.

– Dê uma arejada nos amigos, principalmente os que tem em comum, afinal de contas o leva e tras de informação pode ser péssimo.

– Evite as redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagran. Algumas pessoas ficam obcecadas checando cada frase ou imagem postada tentando rastrear alguma pista ou indicativo sobre a vida pessoal e amorosa do ex.

– Procure novos locais para frequentar por um tempo para descondicionar suas memórias. É muito difícil tentar diminuir as lembranças se você ficar o tempo todo voltando nos lugares preferidos do casal.

– Mude a rádio ou as músicas, elas dificultam tudo e induzem lembranças emocionais complicadas.

– Vá atrás de outros passatempos ou programas de TV, dê um tempo no seriado favorito que via a dois. refresque sua vida cultural agora para poder dar um fôlego emocional a você.

– Evite conversar com sua família sobre os motivos de término.

– Tente não ficar revirando as catacumbas para poder encontrar possíveis motivos e razões de término da relação. É como uma loteria, quase impossível encontrar a combinação exata que fez ganhar o prêmio. Não se desgaste nessa busca cega para encontrar culpados.

– Procure não alimentar mágoas sem fim, lembre que o ressentimento é uma forma de re-sentir tudo que foi ruim e alimentar algum tipo de relação, ainda que imaginária. A desintoxicação não é só da vida prática, mas da emocional.

– Reveja seus valores pessoais, espirituais e existenciais, resgate práticas religiosas se elas faziam sentido para você pelo menos como forma de introspecção.

– Dê uma arejada na sua vida. Aproveita a oportunidade para rever conceitos, valores, comportamentos e analise se sua vida realmente está seguindo na direção que quer ou se já não sabe por que caminho seguir.

 

Agora é hora de descobertas e renovações pessoais, aproveite.

_______________

Outras dicas importantes [clique aqui]

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts