7 pecados capitais – Orgulho

* Por José Chadan

ORGULHO – O MAIOR DOS SETE PECADOS

Todos os sete pecados capitais tem por objetivo a satisfação de um desejo.

O pecado da ira tem por desejo defender-se de uma suposta agressão ou atacar por pura maldade. O pecado da inveja tem por objetivo rebaixar aquele por quem se sente inveja. O pecado do preguiçoso consiste no desejo – ou na falta de –que o faz ficar deitado ou nada fazer. O pecado da avareza, em desejar bens que não lhe pertencem. A gula, em se apropriar de alimentos, não para suprir as necessidades do corpo, de vitaminas e etc, mas apenas para obter prazer. E, a luxúria, visa também, apenas o prazer.

Fragmento de Os Sete Pecados Capitais representando o Orgulho, de H. Bosch

Fragmento de Os Sete Pecados Capitais representando o Orgulho, de H. Bosch

Já, o orgulho, se alimenta de um desejo mais perverso que todos os mencionados anteriormente. Um desejo muitíssimo mais perverso que cada desejo particular próprio a cada um dos sete pecados capitais.
Se o desejo que alimenta o pecado da ira é o de agredir; o desejo que alimenta a inveja é rebaixar; o desejo que alimenta a preguiça é a moleza; o desejo que alimenta a avareza é a posse e, o desejo que alimenta a gula e a luxúria é o prazer… o desejo que alimenta o orgulho é o de superioridade. O orgulhoso deseja sentir-se superior aos demais. Superior a todos!
Justamente por ser o desejo de superioridade, o alimento da pessoa orgulhosa, é que este pecado foi considerado pela tradição cristã, como o maior e mais nocivo dos pecados. Nele, o pecador não se dirige mais a uma finalidade especifica como, agredir, rebaixar, malemolência, possuir ou obter prazer. Nele, no orgulho, não há objetivo específico.
A pessoa orgulhosa pode agredir, ao mesmo tempo em que rebaixa o outro,… enquanto rouba, possuindo aquilo que não lhe pertence… obtendo também, o máximo de prazer possível e imaginável com toda esta alquimia. Pois tudo vale, quando se deseja “ser superior” aos outros.
Por isso que segundo o Gênesis, primeiro livro da Bíblia, onde se narra a estória de como Deus criou o mundo, a serpente foi expulsa do Paraíso. Pois nela estava o maior e mais nocivo de todos os pecados. Ela, a serpente, queria ser igual ou até maior que Deus.
Portanto amigo cuidado! Todos os pecados aqui mencionados são pecados veniais (perdoáveis), mas o pecado do orgulho pode lhe fazer cair das alturas, como a serpente caiu do Paraíso. Pode lhe fazer inclusive ficar sozinho, lembre-se: Adão e Eva também caíram, mas houve arrependimento e remissão. Mas a serpente ficou solitária, junto às hostes espirituais da maldade (seus comparsas) e, sem chance de remissão.
Já ouviu falar de algum empresário rico, que não mede consequências para subir na vida? Então, neste caso, a subida parece mais como uma queda, aonde o soberbo sobe, sobe e sobe, caindo em profunda solidão e não poucas vezes, sem a simpatia e solidariedade de ninguém.
Até mesmo a bebedeira pode proporcionar ao homem o sentimento de solidariedade. Até mesmo a bebedeira pode proporcionar ao homem um sentimento cristão (ainda que o ato de beber seja ruim em muitos sentidos), a avareza, bem como todos os demais pecados, pode ceder lugar ao arrependimento, que é um sentimento saudável, tanto sob o enfoque cristão e espiritual como sob o enfoque psicológico. Mas o orgulho não pode produzir nada de bom, nem mesmo o arrependimento.
O remédio para a soberba é a humildade. A soberba é representada nas sagradas escrituras pela figura de Lúcifer – o anjo que queria ser poderoso como Deus- , ao passo que a humildade é representada pela figura de Cristo – o homem que sendo igual a Deus escolheu por rebaixar-se à condição humana e a sofrer a morte mais humilhante para a época, a morte de cruz. Pois na cruz eram postos os assassinos, os ladrões, todos os que eram tidos como a escória da sociedade.
O fim da pessoa orgulhosa é o afastamento dos homens e de Deus- o isolamento -, ainda que a pessoa não perceba isto de pronto. Já, a humildade une as pessoas, tornando-as mais compassivas, justamente por reconhecer o quão vulnerável e errante se é, e não tendo vergonha em pedir auxílio. Até mesmo o mais inveterado pecador consegue se achegar de Deus se tiver humildade, porém, até mesmo a maior da boas ações afasta o homem orgulhoso de Deus e de seus semelhantes, pois o orgulho faz com que ele veja a todos de cima para baixo. Já, o humilde, vê a todos de igual para igual, reconhecendo a precária condição humana em todos os seus semelhantes, não enaltece a ninguém e tampouco despreza ninguém. É equânime para com todos.

LEIA TAMBÉM:
BÍBLIA. Versão revista e corrigida, traduzida por João Ferreira de Almeida: Gn., 3 / Luc. 11,25-37 / Luc. 6, 44.
C. S. Lewis. Cristianismo Puro e Simples. Martins Fontes, pág. 45-47.

* Jzé rosto e terno (1)osé Chadan: Professor, licenciado em história. Bacharel e mestre em filosofia. Escritor, pensador e autor do livro de poesias intitulado, Barca Melancólica (Fonte Editorial). Lecionou na rede de ensino do Estado de São Paulo durante 4 anos. Apresentou palestras para alunos pré-vestibulandos, cursos de jornalismo e participou de encontros e comunicações sobre filosofia medieval e existencialista. Nas horas vagas gosta de assistir cinema, caminhar pelas ruas da cidade e praticar meditação transcendental. Alguns de seus trabalhos estão publicados no blog: www.pistosdarazao.blogspot.com.