Você é o que você acredita

* Por Adriana Cubas

Muito se fala do poder do pensamento, o quanto ele pode influenciar em nosso bem estar, nossas atitudes, nossa energia, tanto positivamente quanto negativamente.

O pensamento realmente tem muita força. Mas, tem algo que tem muito mais força em nossas vidas e muitas vezes não temos nenhuma consciência de sua existência – Crenças Limitantes.

Vejam, quanto digo crença não me refiro em absoluto a religião. As crenças em questão estão atreladas a comportamentos, pensamentos e atitudes que herdamos ou cultivamos, é como enxergamos a vida, as pessoas e a nós mesmos. E elas podem ser positivas ou negativas.

As crenças limitantes são pensamentos, atitudes, comportamentos que podem limitar o progresso e a evolução das pessoas.

evolucao

Quando você acredita que não merece algo de bom em sua vida, não merece ser promovido, que deve se contentar com um emprego onde não é feliz porque não vai achar algo melhor, que trabalho é significado de sacrifício e infelicidade, que prefere o certo ao duvidoso, que todos são mais inteligentes e competentes que você, que você nunca tem sorte na vida, que não deve correr riscos pois vai fracassar, que tudo de errado que acontece com você a culpa é dos seus pais, da sua esposa, marido, filhos e etc, você está alimentando uma crença limitante.

Vou citar como exemplo de como as crenças são poderosas, o experimento do arroz do Dr. Masaro Emoto.

Em seu experimento ele colocou porções de arroz divididas em três potes de vidro separados. Dois vidros receberam frases diferentes, um deles estava escrito “Thank you, I Love you” (Obrigado, eu te amo) e no outro estava escrito “I Hate you, you Fool” (Eu Odeio você seu Tolo). O terceiro vidro não recebeu nenhuma frase.

Ele recrutou seus alunos para que, durante 30 dias falassem para cada um dos vidros as frases que estava escrito neles, com o sentimento em questão (amor e ódio). O terceiro vidro deveria ser totalmente ignorado pelos alunos.

Ao final do experimento, o arroz do frasco com a frase “I Love you, Thank you” tinha começado a fermentar, soltando um perfume agradável; o segundo, que estava escrito “I Hate you, you Fool” o arroz estava totalmente escuro; e o terceiro que foi ignorado por todos estava em estado de decomposição.

Moral da história: quanto mais consciência tivermos de nossas crenças, maior o nosso poder em transforma-las em energias positivas para nossa evolução, tanto pessoal quanto profissional. Quando não temos consciência de nossas crenças, qual sua origem, o quanto elas podem afetar nossa vida, ou simplesmente ignoramos sua existência, nos tornamos nossos maiores inimigos.

Quantas vezes não falamos para nós mesmos palavras negativas, como os alunos com os vidros de arroz? Comece a observar quantas vezes você faz isso por dia, como isso lhe afeta? Como afeta seu relacionamento com os outros e o modo como encara a vida? E então procure fazer diferente, troque crenças limitantes por crenças positivas, eleve a confiança em você mesmo e sinta a diferença.

Todos nós temos o poder de transformar nossa vida para melhor, mas para isso devemos ter coragem de quebrar as correntes que as crenças limitantes nos aprisiona (ou que voluntariamente nos aprisionamos).

(Link do vídeo do experimento do Dr. Emoto: https://www.youtube.com/watch?v=Ehlw-9PJkIE)

_____________

adriana cubas*Adriana Cubas – Coach profissional, formada pela ABRACOACHING e pelo Behavioral Coaching Institute (BCI), fundadora da ACTUS Coaching, atriz e consultora em treinamento e desenvolvimento. Apaixonada por pessoas, suas histórias e sonhos, tem como missão ajudar e fazer parte do desenvolvimento de pessoas nas suas conquistas por uma vida mais feliz e plena. Para mais informações [clique aqui]

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts