Não tenho tempo para assumir um relacionamento

* Por Frederico Mattos 

Adoro desculpas sociais. Elas têm um nível de criatividade espantoso, em especial aquelas que subestimam completamente a inteligência do ouvinte.

Falta de tempo é uma das alegações favoritas para quem não tem interesse em entrar num relacionamento amoroso. O que isso quer dizer exatamente? Que uma pessoa que trabalha e estuda não teria tempo para iniciar uma relação? Como arranjamos tempo para ficar com alguém que nos desperta muita vontade?

DEVAGAR
Quando alguém efetivamente quer fazer algum curso, ou se envolver amorosamente, começa a ceder espaço gradativamente em sua agenda para encaixar aquilo que é importante.

Então ao afirmar não ter tempo para assumir um relacionamento, a verdade é que não tem interesse suficiente na nova proposta que recebeu.

Mas por que temos problema em negar um convite ou uma abordagem amorosa desse tipo? Provavelmente, porque existe uma dificuldade coletiva de recusar o amor de alguém sem ser ofensivo. Alegar falta de tempo parece mais elegante ou agressivo. A questão da logística da agenda é a culpada, não você que recusa o convite.

Talvez fosse mais honesto responder algo como: “agradeço o seu convite, mas no momento não estou interessado” ou “fico feliz que tenha despertado essa emoção em você, mas o inverso não aconteceu, então prefiro que esse sentimento encontre boas mãos para seguir em frente.”

Nesses casos você consegue ser honesto sem ser agressivo e pode ajudar a pessoa a seguir em frente sem imaginar que se sua agenda mudar poderia haver uma chance…

 

para venda do livro 2

Fred
___________

Avatar fred barba* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor do livro “Como se libertar do ex” [clique aqui para comprar] “Mães que amam demais”. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos.

 

 

Revisão: Bruna Schlatter Zapparoli

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts