Por que desistir de um amor?

* Por Frederico Mattos

Sabe quando você já entendeu que o relacionamento não vai pra frente, mas mesmo assim insiste e acha que a maré vai virar para o seu lado?

Pois é, na maior parte das vezes não vai e ainda assim você não dá bola para o que todas as suas amigas falam.

O efeito disso se chama heurística de custos perdidos. A heurística é um modelo de ação que você utiliza para decidir sem pensar muito por qual caminho vai, como um atalho.

desistir

O custo perdido é aquela sensação que uma pessoa tem no caça níquel, no bingo ou no candy crush, pois já investiu tanto tempo, energia e dinheiro que acha que não deve desistir naquela altura do campeonato sem sentir uma derrota absoluta.

É a mesma sensação que tem depois que entrou numa loja experimentou um monte de roupa, mas apesar de não gostar de nada compra uma coisinha pelo esforço do vendedor.

Num relacionamento amoroso acontece o mesmo, pois investiu muito de si mesma e acha que não pode ter sido tão idiota ou burra de ter escolhido muito mal. Quanto mais as pessoas lutam contra parece que seu senso de “não posso ser tão burra” aumenta e a faz insistir ainda mais.

É como um desejo de confirmação do tipo “se eu escolhi tem que ser bom”.

Talvez Romeu fosse um cara péssimo e Julieta insistiu, deu no que deu, se mataram. Imagina se estivessem vivos, o drama que seria a vida inteira.

Eu gostaria de ser otimista e dizer que seu esforço vai fazer a roleta virar a seu favor e que o prêmio final será sua felicidade, mas talvez você só não queira dar o braço a torcer e admitir que suas escolhas não são sempre boas apesar de serem suas.

Talvez, e eu falei talvez só para não ser muito taxativo, você precise abandonar o Titanic.

*********

Precisa de AJUDA com Seu Relacionamento ?

Veja o vídeo abaixo: 

[vimeo 124753335 w=520&h=294]








___________

Avatar fred barba* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor do livro “Como se libertar do ex” [clique aqui para comprar] e “Mães que amam demais”. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts