9 habilidades que uma pessoa precisa para estar solteira

* Por Frederico Mattos 

Estar solteiro e feliz não é para qualquer um. Tem gente que mal consegue esperar o defunto esfriar e já engata outro relacionamento, numa tentativa desesperada de evitar as noites de frio solitárias e os fins-de-semana sem programação de casal definida. Confira a seguir como desenvolver a capacidade de estar só e bem.

solteiro

1- Abertura para encarar cada situação como única

Nos relacionamentos, sem perceber buscamos certa previsibilidade emocional de encontrar a mesma pessoa e seguir rituais parecidos. Na vida de solteiro é necessária uma predisposição em lidar com situações únicas e não reproduzíveis. Se você quiser encarar cada evento com o apego típico (e ruim) dos relacionamentos, irá se fragilizar a todo momento inutilmente.

2- Saúde para lidar com maratonas de compromissos sociais

A vida de solteiro, dependendo da personalidade da pessoa, pode ser regada de eventos e compromissos pessoais. É preciso ter fígado (para quem bebe) para aguentar sequências de festas, baladas, exposições naquele ritmo insaciável. Sei que muitos casais são assim também, mas na fase de relacionamento o casal tende a diminuir o ritmo, ou pelo menos alternar fases de agitação e marasmo. O solteiro parece virar um ímã de convites.

3- Leveza para lidar com encontros casuais

Se fosse levar tudo à ferro e a fogo, a vida de solteiro poderia ser uma tortura no que se refere aos encontros e transas casuais, pois exigir um tipo de fidelidade, assiduidade e garantia, como na vida de relacionamento, é um pouco ingênuo. É preciso leveza e desprendimento para conviver com essas mudanças constantes sem achar que tudo é superficial só porque foi curto.

4- Sabedoria para entender a transitoriedade de sentimentos e promessas

A vida é essencialmente transitória, nós é que não notamos como tudo muda. Na vida de solteiro isso fica muito evidente. Os acontecimentos nem sempre guardam semelhanças que na época de namoro enganam nossa percepção e criam uma ilusão de continuidade. Sentimentos são vividos em atos únicos e as promessas podem não se cumprir. No namoro é assim também, mas nos blindamos disso e acreditamos que tudo sempre será igual e perpétuo.

5- Carisma para atrair pessoas novas para o seu círculo de influência

O poder de atrair paqueras e amizades é mais exigido nessa fase, pois cada um também está no momento de bicho solto e não existe uma obrigação de continuidade de compromissos.

6- Tranquilidade para encarar o preconceito dos casais que se amam

Pois é, ser vela não é fácil. Existem casais que não se importam em absoluto, já outros parecem ver o solteiro como uma praga que deve ser evitada perto do relacionamento. As mulheres são vistas como concorrentes da namorada e os homens são vistos como instigadores do instinto de solteiro do namorado. É preciso acabar com esse preconceito, solteiro também é gente hahaha.

7- Ousadia para enfrentar situações inusitadas e desconhecidas

Se você é aquela pessoa metódica, obsessiva e previsível, a vida de solteiro pode ser asfixiante de tanta adaptabilidade que exige do sujeito. Lógico que o solteiro pode repetir a mesma sala de cinema, restaurante, bar, mas mesmo estas guardarão sua própria dose de surpresa a cada vez.

8- Flexibilidade para lidar com fins-de-semanas vazios

Para algumas pessoas, não ter todos os fins-de-semana do ano preenchido por festas, eventos e encontros sociais parece uma tortura. Essa obsessividade por eventos sem fim é prato cheio para agenda abarrotada mas vazia de sentido. Para ficar solteiro é preciso ter tranquilidade de não surtar diante de um domingo sem nada para fazer.

9- Saber ficar sozinho em paz

Há quem tenha a mente tão atormentada que não consegue ficar em casa sem estar engajado numa atividade incrível. Para ficar sozinho com sua rotina pessoal, é necessário um apreço por si mesmo e um gosto pela própria companhia. A maioria das pessoas que não consegue ficar a sós consigo carrega um desprezo auto-dirigido que nem nota.

Em essência, a vida de solteiro pode ter a mesma qualidade de uma vida de relacionamento, mas nós é que acreditamos que são coisas radicalmente diferentes. Os relatos que ouço de pessoas que supostamente curtem a vida de solteiro são de situações onde a vida de solteiro é sofridamente uma fuga de si mesmo. Então, apesar de parecer fácil, não é para mentes despreparadas.
_____________
Avatar fred barba

* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor do livro “Como se libertar do ex” [clique aqui para comprar] e “Mães que amam demais”. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos – Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094

 

Revisão: Bruna Schlatter Zapparoli

Todos os direitos reservados © Esse texto não pode ser copiado sem a prévia autorização do autor. Para tal blogsobreavida@gmail.com

 

Inscreva-se para receber meus e-mails

* indicates required

banner 4

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts