Gratidão – o ato de agradecer a tudo o que acontece

* Por Juliana Baron

Sempre que sento para escrever minha colaboração para o blog Sobre a Vida, procuro trabalhar alguma questão que eu esteja vivendo naquele momento, algo sobre a minha vida, que também pode ser sobre a sua. Se eu fosse seguir por essa lógica hoje, nessa minha última publicação do ano, acabaria reescrevendo o texto “Os Labirintos da Vida”, que postei aqui em setembro passado, porque nos quarenta e cinco minutos do segundo tempo desse ano, me vejo novamente diante de um labirinto. Porém, como não vale repetir texto, como essa é minha última oportunidade em 2014 de levar uma reflexão para vocês e como diante das mesmas dificuldades podemos seguir por diferentes caminhos, resolvi escrever hoje sobre gratidão. Sim, gratidão! Há meses estou com esse assunto na manga para divagar por aqui, desde o primeiro semestre quando fiz o projeto de #100diasdegratidão e nada melhor do que esse momento do ano para lembrarmo-nos de agradecer.

tumblr_m6qti7Zxum1qjgr8zo1_500

Apesar de ouvir falar sobre gratidão desde sempre, foi no ano passado que ela se tornou um exercício especial na minha vida. Muito mais do que, simplesmente, agradecer verbalmente ou através de gestos, aprendi a sentir gratidão e, consequentemente, a grandeza desse ato genuíno. Passei a sentir gratidão pela vida, por estar viva, por conviver com pessoas que, de alguma forma, contribuem com a minha trajetória e, a parte mais complexa desse ato, aprendi a me curvar diante de tudo o que me acontece, inclusive, aquelas situações mais desagradáveis que me obrigam a sair da minha zona de conforto.

Aqui é preciso ter cuidado para não confundir gratidão pelas dificuldades que aparecem com o ato de ver o lado bom de tudo, porque eu Juliana, acredito que algumas experiências são doloridas, são ruins até se você tentar mudar de ponto de vista. Não estou dizendo que tudo o que lhe acontece possui uma face positiva, mas que mesmo perdas e sofrimentos, por exemplo, podem esconder oportunidades de aprendizados e de evolução como pessoa e que você pode ser grato a eles.

É um exercício fácil esse de sentir gratidão pelas adversidades que se apresentam? Só se for nesse meu texto recheado de palavras bonitas e bem articuladas. Na vida, quando sentimos que o nosso tapete foi puxado, choramos, esperneamos que nem crianças que tiveram seus pirulitos arrancados, culpamos o destino ou a má sorte, juramos vingança, mas se conseguirmos acessar nossa razão em meio à todas essas ações, veremos que elas só nos trarão mais dor e sofrimento. Diante desse labirinto, dessa nova condição, podemos escolher tomar um caminho diferente. Quem sabe não estávamos mesmo acomodados demais, vivendo no modo automático e esse obstáculo apareceu para deixar evidente algo que ainda precisa ser trabalhado.

Portanto, assim que a dificuldade aparecer, você até pode chorar, dormir, beber ou xingar até a sua quinta geração de antepassados incompetentes, mas passada a crise, largue a pá, saia do buraco e agradeça pelo contratempo. Silencie, medite, avalie e reflita. Encontre naquele momento motivos para ser grato.

Com esse convite, com esse texto que escrevi para você e para mim mesma, encerro o meu ano exercitando esse ser grata à vida e as oportunidades que ela me proporciona. Das mais doces às mais amargas, das mais óbvias às mais complexas.

Que em 2015 venham novas puxadas de tapete, novos labirintos e novas chances de aprender com isso tudo.

_____

Baron* Juliana Baron Pinheiro: casada, mãe, mulher, filha, irmã, amiga, formada em Direito, aspirante à escritora, blogueira e finalmente, estudante de Psicologia. Descobriu no ano passado, com psicólogos e um processo revelador de coaching, que viveu sua vida inteira num cochilo psíquico. Iniciou uma graduação para compartilhar com os outros a maravilha da autodescoberta e que acabamos buscando aquilo que já somos. Lançou seu blog “Psicologando – Vamos refletir?” (www.blogpsicologando.com), com textos que retratam comportamentos e sua caminhada no curso de Psicologia.
Craigslist newyork cars. Fluoxetine . Zithromax online in us, Neurotin no scriptt. buy fucidin online
dapoxetine kuwait dapoxetine leaflet dapoxetine reviews
cost of zyban and chantix zyban online