10 ATITUDES QUE PODEM MUDAR O SEU ANO

* Por Juliana Baron

​Confesso que não gosto muito de texto em tópicos, mas como ao mesmo tempo, sou um tanto metódica e como adoro fazer listas no meu dia a dia, resolvi experimentar e inaugurar minhas colaborações desse ano com um post assim.
​Sei que a essa altura, você já deve estar cansado de ler sobre atitudes positivas para fazer de 2015 o melhor ano da sua vida, mas como ainda estamos em janeiro e como eu garanto que você ainda nem cortou o refrigerante da sua alimentação, como se prometeu há alguns dias atrás, resolvi arriscar e compartilhar também as atitudes que venho tomando para fazer desse meu ano, no mínimo, diferente dos outros.

Atitude Positiva 2

1 – ESCREVA SUAS METAS E OBJETIVOS PARA 2015
​Fiz ali em cima uma brincadeira com a questão do refrigerante, porque sei que essa promessa é um tanto comum, mas se você realmente deseja não tomar mais refrigerante a partir de agora, escreva essa meta. Pesquisas comprovam que quando você utiliza a ferramenta da ancoragem, que nada mais é do que você amarrar seus objetivos a imagens ou frases que fiquem à vista, a chance de você alcança-los aumenta consideravelmente.

2 – ABRA ESPAÇO PARA O NOVO
​Pense que você tem um armário com três gavetas atulhadas de coisas. São papéis velhos, roupas, cacarecos e outras quinquilharias. Aí um dia você decide investir em novos materiais, numa roupa mais bacana, mas quando vai guardar as novas aquisições, não encontra espaço livre. Agora traga esse exemplo para a sua vida. Como você vai receber aquilo que é novo, se sua mente e sua alma estão cheias daquilo que você não precisa mais? Antes de fazer mais cursos, de ler mais livros, abra espaço dentro de você para que o novo possa entrar e se acomodar.

3 – APRENDA A ESCOLHER
​Quantas frases de efeito do Facebook falam sobre como somos o que escolhemos? Mas o quanto você, de verdade, acredita nisso? Sim, somos mais do que feitos das nossas escolhas. Somos as roupas que vestimos, aquilo que falamos, o que escolhemos comer. Então, aproveite essa época propícia para recomeços e aprenda a fazer escolhas que tenham relação com a pessoa que você deseja ser.

4 – SINTA-SE GRATO
​E aqui eu não falo em agradecer ao caixa do supermercado ou a alguém que lhe faz um favor. Sinta gratidão, que é um movimento muito mais intenso e solitário. Compreenda que sem outras pessoas e sem algumas circunstâncias da vida, você não estaria aqui hoje lendo esse texto.

5 – ELABORE A SUA RAIVA
​Até onde eu sei todos nós, em algum momento, sentiremos raiva em 2015. Assim, procure entender da onde vem a sua. A raiva pode sim ser uma ótima impulsionadora, desde que você compreenda de onde e porque ela surgiu. Não basta apenas extravasa-la praticando box ou correndo. É preciso que você a elabore. Se precisar de ajuda, quem sabe você não inicia um processo terapêutico?

6 – CUIDE DO SEU TEMPLO
​Sim, essa é super batida, mas você já pensou a fundo em como é fundamental cuidar da máquina que carrega você todos os dias? Ouvi no ano passado a seguinte pergunta: “Se você não cuidar do seu corpo, aonde morará no futuro?”. Sempre me imagino alcançando todos os meus objetivos pessoais e profissionais no futuro, mas tomei consciência que se eu não cuidar hoje do meu corpo e da minha saúde, como poderei colher tudo o que estou plantando? Portanto, pode parecer clichê ou o que for, mas essa é uma atitude fundamental para que todas as outras nove possam produzir efeitos, também.

7 – MAIS AÇÃO E MENOS BLÁ BLÁ BLÁ
​Ok, você elaborou sua lista de metas, contou para todos os amigos seus planos para 2015, vem se sentindo inspirado e cheio de ideias. Agora é hora de agir em direção ao alcance das suas metas. Você já pensou que ideias todos podem ter a qualquer momento? Basta que você tenha um cérebro e um minuto disponível para que uma super, hiper, mega ideia brote da sua cabecinha, mas quantas pessoas ficam apenas nesse simples campo das ideias? Mais ação e menos blá blá blá!

8 – ESTRANHE O FAMILIAR
​Não adianta você almejar mudanças e continuar vendo as coisas do mesmo jeito. Exercite questionar tudo o que lhe é familiar? Imagine que você voltou a ser aquela criança questionadora e se encha de porquês. Por que você age dessa forma quando alguém lhe interrompe? Por que você sempre chega atrasados nos seus compromissos? Estranhe o que lhe é familiar e se possível, familiarize-se com o que, a princípio, pode lhe parecer um tanto estranho.

9 – REVEJA SUAS CRENÇAS
​Se você realmente deseja uma mudança profunda, comece pelos pilares que sustentam você: as suas crenças, que são todas as verdades nas quais você acredita na vida. Crescemos ouvindo que somos ansiosos, egoístas, teimosos, mas será mesmo que somos todas essas coisas? Repense as suas porque será difícil você mudar se continuar acreditando, por exemplo, que nada na sua vida dá certo e que você nunca termina aquilo que começa.

10 – RESPIRE
​Sim, eu sei que todos respiram o dia todo, todos os dias, mas você já prestou atenção na sua respiração? Respirar melhor pode ajudar a melhorar a sua qualidade de vida, não ter dor e é gratuito! Fora que ainda te ajuda a adquirir mais autocontrole diante das adversidades que aparecerão pelos próximos trezentos e poucos dias. Experimente e se você se interessar pelo assunto, existem milhares de vídeos na internet te ensinando a como usufruir com qualidade e totalidade do seu aparelho respiratório.
​Talvez nem todas essas atitudes caibam na sua vida e nos seus propósitos, mas espero que, pelo menos, algumas delas, possam ser incorporadas nos próximos dias. Vamos fazer diferente para que dezembro não chegue com aquela sensação de que tudo continuou igual!
​ Novos hábitos para novos começos!

________

Baron* Juliana Baron Pinheiro: uniu seu amor pela escrita com um tom questionador que a acompanha desde que nasceu. Costuma refletir sobre a vida, sobre a maternidade, casamento, escolhas e outros temas do seu cotidiano. Adora um curso de autoconhecimento (em especial, os dias da sua análise), fazer faxina e comprar livros. Formou-se em Direito, mas felizmente nunca precisou atuar na área. Hoje é coach e estuda Psicologia. Escreve também no seu blog “Psicologando – Vamos refletir?” (www.blogpsicologando.com), nos milhares de cadernos que coleciona, no projeto do seu livro, no bloco de notas do seu Iphone, nas cartas para os amigos e em qualquer superfície que cruza o seu caminho.

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts