Mas eu dei a entender…

* Por Frederico Mattos

Casais são especialistas em desenvolver “telepatia” nos relacionamentos e não há nada mais desastroso que isso. Adoram achar que já sacaram cada pequena nuance da personalidade de seus parceiros e basta uma cara para deduzir o que a pessoa está pensando, sentindo ou planejando. Costumam errar mais do que acertar; numa estatística de dois acertos para oito erros, as pessoas continuem achando que são leitoras de mentes.

Mas outro problema ocorre nesse tipo de dedução. Muitas pessoas acham que são transparentes como água e que conseguem transmitir o que querem, pensam e sentem sem dizer nada.

“Puxa, Fred, eu sou assim, tudo está na minha cara, eu dou muito a entender o que acontece comigo!”

Não, pessoa querida, você acha que dá a entender. No máximo o que fica claro é que você está de bom ou mau humor, mas não a ponto de saber que o seu mau humor deve-se ao fato de a pessoa amada “não compreender que você queria comer churros de chocolate daquela feirinha que você adora ir às quintas-feiras, às 8:37 da noite, segurando as mãos da pessoa lateralmente (porque dá uma sensação de intimidade)”.

Não existe nada mais irritante que uma pessoa que acha que está dando a entender o que está pensando, mas que nunca fala nada. Por consequência, a pessoa está sempre contrariada, com desejos não atendidos e indisponível para o relacionamento de verdade. As demandas nunca são olhadas de forma aberta porque a outra pessoa deveria “sacar” o que ela tem. Não, não deveria. Isto acontecia na infância, quando seus pais “adivinhavam” que você estava com fome. Vou contar um segredo: eles só sabiam porque você chorava ou estava na hora do almoço.

No mundo dos adultos se você não comunicar o que quer, seguirá como um bebê esperando um pai/mãe adivinhador das suas vontades. Se quer algo, peça, mesmo que pareça humilhante, mas peça.

*********

Precisa de AJUDA com Seu Relacionamento ?

Veja o vídeo abaixo:

[vimeo 124753335 w=520&h=294]








_____________

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique]Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos – Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094

 

 

 

Revisão: Bruna Schlatter Zapparoli

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts