7 motivos para as as pessoas se apaixonam no trabalho

Por que o seu colega de trabalho pode ser um afrodisíaco?

* Por Frederico Mattos

Num mundo onde as interações humanas de qualidade parecem ser raras cada vez mais o ambiente profissional se transforma num ambiente favorável (ainda que indesejável) para conhecer a pessoa amada. Indesejável porque o protocolo oficial é sempre de evitar relações pessoais qua possam facilitar privilégios profissionais ou criar tensões amorosas que comprometam a produtividade (segundo posições das empresas).

Mas porque o ambiente profissional parece ser um facilitador de apaixonamento?

1. Proximidade – efeito BBB

Parece um consenso entre participantes de reality shows, o confinamento num lugar isolado do resto do mundo desperta necessidades e afetos que jamais seriam possíveis em outra situação. Mas isso se deve à proximidade excessiva que inevitavelmente cria contexto para desabafos, reclamações e um senso de intimidade por conta das tarefas divididas. Isso parece forçar as pessoas a olhar detalhes, expressões, gestos que passariam despercebidos fora do “confinamento” profissional.

2. Hierarquia

Ainda que seja desagradável falar mas o sentimento de poder é um elemento que desperta o desejo de muitas pessoas, nada maluco, as primeiras pessoas que amamos foram nossos “chefes”, pais e professores. A voz de comando, mesmo entre pares, ativa mecanismos profundos de desejo até involuntariamente.

3. Resolvem coisas juntos

Uma das coisas que mais cria vínculo entre os casais é o senso de dever compartilhado, quando cuidam de um filho, do cuidado da casa, de programar viagem juntos. Pois bem, isso é basicamente o que K ambiente profissional propicia, um senso de pacto, que mesmo sendo artificial cria o sentimento de “nós versus eles”.

4. Manifestam virtudes

Quando um obstáculo se impõe frente uma pessoa ela tem dois caminhos, resolver ou se acovardar, e bons profissionais resolvem. Quer coisa mais heróica e cheia de virtude que essa? Belo contexto para ver o quão destemida, resiliente, sensata e inspiradora pode ser uma pessoa.

5. Impessoalidade da profissão

Existem pessoas que na vida pessoal são péssimas, pois ali são confrontadas com sua fragilidades, carências, medos e incoerências, mas no ambiente profissionais parecem o oposto, o que se explica pela formalidade é maior clareza de tarefas. Na vida pessoal não há um cronograma definido, é preciso fazer a própria jornada. Portanto, muitas pessoas ótimas no trabalho ganham vantagem ainda que se revelem péssimas na vida pessoal.

6. Falta de convívio íntimo

Exatamente pelo motivo anterior o ambiente profissional camufla a convivência íntima, se algo desconfortável surge a pessoa pode escapar para a execução de uma tarefa. Na vida pessoal não tem para onde correr.

7. Relação funcional-racional

Como o ambiente profissional se pretende ser descontaminado de questões passionais (completa inverdade) muitos sentimentos mais viscerais são postos na caixa-preta. Essa “higiene” emocional facilita que o lado grotesco de muitas pessoas fique menos evidente e isso pode dar chance de pessoas frias, insensíveis ou dramáticas ganharem o mesmo colorido.

_________

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17
* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique], Como se libertar do ex [clique aqui para comprar] e Mães que amam demais. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. Oferece treinamentos online de “Como salvar seu relacionamento” e “Como decifrar pessoas” No Youtube seu canal é o SOBRE A VIDA [clique aqui] No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos – Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094