As várias máscaras que utilizamos para esconder o amor

Muitas pessoas me perguntam como enxergo alguns aspectos da personalidade humana. Existem algumas ideias que me ajudam a orientar o raciocínio.

Somos múltiplos

A mente humana é complexa em suas bases e simples em suas manifestações. Talvez eu vá fazer uma simplificação de muitos conceitos para apresentar em apenas um post aqui no blog.

Poderíamos imaginar a personalidade humana dividida em camadas mais rasas e outras mais densas e profundas.

Ao longo da vida vamos criando películas emocionais que se cristalizam em pequenos drives psicológicos. Criamos pessoas independentes dentro de nós, as sub-personalidades.

Os sentimentos não estão paralisados dentro de nós. Dançam conforme o nível de exigência que o meio ambiente nos exige.

Entendo que existe um núcleo da personalidade no qual vão se desdobrando outras camadas.

O amor

O amor é a camada mais profunda do psiquismo humano. É aquela necessidade de contato, toque e cuidados que a criança experimenta. A vontade básica é de ser acolhida e aconchegada de maneira exclusiva, abundante e ininterrupta.

Mas a vida segue cheia de frustrações e esperas. Aquele bebê lindo nem sempre é atendido. Surgem as primeiras feridas emocionais acompanhadas de um sentimento de rejeição e dor.

Tristeza

A tristeza é o legado das frustrações emocionais. Essa sensação é marcadapela perda da esperança e completude e lentamente uma ferida se sobrepõe a outra. Aquele amor primordial já aparece com alguma apatia e manchado de pequenos receios.

Medo

Como resultado dos receios e machucados o medo aparece como mecanismo de proteção de uma nova sensação de “ataques” dos outros. O receio de se relacionar, envolver ou entregar domina a pessoa que está fixada nessa camada emocional.

Raiva

O medo é uma emoção passiva, é uma reação a um impulso de ataque real e imaginário. Já a raiva traz a aparente sensação de força, vigor e ação. A pessoa raivosa realmente acredita que está no controle e a falsa sensação de poder.

Máscaras

Como camada final surgem as múltiplas estratégias defensivas que se compõe no relacionamento com o mundo externo. A figura simpática ou problemática, a pessoa gentil ou provocadora, o amigão de todos ou o isolado da turma. Cada um vai escolher a máscara que mais se sente hábil para proteger todas aquelas camadas anteriores.

Com o tempo fui chegando à nítida sensação de que as pessoas tristes, temerosas, raivosas ou as mais artificiais tem um desejo profundo de reconhecimento e amor por trás de sua aparente força ou fragilidade.

Se você consegue acessar alguém nesse nível de amor, poderá obter muito mais dela do que se reagir ao medo, a tristeza e a raiva.

________________________________________________

Artigos relacionados  

Sobre o sofrimento

O que uma mulher madura espera de um homem!

Felizes para sempre!

Gordura, balança, dietas e amor

Táticas para se relacionar bem com sua sogra!

O pai que está escondido na sua cabeça

O melhor sexo é aquele que você é capaz de não fazer

O que uma mulher nào quer quando recusa sexo!

Como voltar a ter confiança depois de tanta desilusão amorosa?

Como Walt Disney f*#@u minha vida

10 maneiras típicas para começar uma briga de casal

“Ele descobriu que é gay!”

O melhor sexo é aquele que você é capaz de não fazer

7 erros que toda mulher linda, inteligente e sensível comete para ficar solteira!

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts