Quando é hora de desistir de um relacionamento

* Por Frederico Mattos

Vejo pessoas me perguntarem com alguma frequencia: como saber qual é a melhor hora de terminar um relacionamento? Como saber se não há esperanças e o relacionamento acabou?

Proximidade distante

Obviamente que nunca dou nenhuma resposta convincente por dois motivos. Primeiro, eu não sei a resposta e segundo, mesmo que eu soubesse a pessoa ia fazer o que ela bem entendesse.

No entanto, vejo essa pergunta como essencial ao ser feita porque no fundo tem outra pergunta embutida: qual a garantia que eu tenho em tomar uma decisão da qual eu não vá me arrepender depois?

A pessoa que está com esse dilema tem aquela falsa sensação de que poderá sair ilesa do rompimento de um relacionamento e deixar a outra pessoa bem e feliz quando partir.

Como assim?!?

Entrar num relacionamento não foi algo que aconteceu da noite para o dia, sair também dará trabalho. O mesmo grau de empenho dedicado à criar um vínculo será requisitado na hora de despedida.

Eu já escrevi sobre 8 sinais do término de uma relação amorosa que podem dar um sinal de alerta se seu relacionamento está naufragando.

Mas seu eu pudesse responder de forma bem direta eu diria que uma relação acabou não quando o amor terminou, mas quando as possibilidades que ambos oferecem de crescimento individual e conjunto foram superadas por um padrão acomodado e destrutivo para as pessoas envolvidas.

Imagine uma empresa que não incentiva o funcionário e nem o bonifica ou qualifica, mas ao contrário o pune, critica, boicota e limita seu crescimento. A promessa de todos esses elementos já foi por água à baixo e o que resta é apenas um sabor amargo de estagnação  e ressentimento. Já faz tempo que o funcionário não levanta motivado para trabalhar e até quando recebe algum aumento sente que a filosofia daquela empresa já não tem a ver com seu momento atual. Fácil imaginar esse cenário profissional? Agora aplique os mesmos termos com o seu relacionamento e veja se algo parecido está acontecendo.

Do mesmo jeito que sua presença está ocupando o lugar de alguém que pode trabalhar com mais empenho e ser feliz, talvez no seu relacionamento aconteça o mesmo.

Porque empacar a vida da pessoa que você diz que ama ou amou? Se tem alguma consideração por ela tenha a coragem de ajudar com que saia dignamente de sua vida sem ser enganada em nome das aparências sociais.

Lembre das juras de amor que já fez um dia e considere que essa pessoa queria ser feliz ao seu lado, e foi, mas por um tempo, hoje não mais…

Se você fez essa pergunta para si mesmo já é um sinal de algo está entrando em falência. A menos que você esteja disposto a redescobrir em si mesmo algo que reacenda sua motivação de vida e isso transborde para seu parceiro talvez fosse mais generoso dar um passo para o lado e deixar o espaço livre para que a felicidade se aproxime…

__________

Conheça o curso online “Como se libertar do ex” [clique aqui]

___________
_____

Receba e-mails gratuitos com dicas e textos inéditos

* indicates required



_____________

Captura de Tela 2014-08-26 às 10.05.17* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor dos livros “Relacionamento para leigos (série For Dummies)[clique]“,  “Como se libertar do ex” [clique aqui para comprar] e “Mães que amam demais”. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos – Frederico A. S. O. Mattos CRP 06/77094

 

 

 

 

Todos os direitos reservados © Esse texto não pode ser copiado sem a prévia autorização do autor. Para tal blogsobreavida@gmail.com

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts