Pessoas teimosas

Existe um consenso quase coletivo na hora das pessoas se autodefinirem, parece que a teimosia está sempre na lista de traços de personalidade.

Orgulho de ficar fechado?

Acho estranho que alguns até falam isso com orgulho como se fosse uma virtude. “Sou teimoso” afirmam como quem fala sou feliz.

A teimosia, não é uma virtude, como muitos pensam, não é a capacidade de resistir aos problemas e seguir em frente oferecendo novas soluções, isso é resiliência.

Teimosia é a habilidade de persistir em algumas atitudes mesmo quando todos os fatores se mostram desfavoráveis.

Quando vi o filme “Buscando a felicidade”, pensei, cara teimoso, depois eu mesmo me discordei, resiliente, eles estava buscando algo e trabalhava duro para aquilo e tinham pequenos resultados imperceptíveis no caminho dele. Não foi uma fé às cegas.

O teimoso tem uma limitação na percepção e nega certos sinais básicos ao redor dele. Está fechado para rever seus conceitos, ouvir as pessoas e revisitar os fatos do passado.

Pessoas teimosas não são felizes. Acho que a teimosia é atributo de quem tem muito pouco a oferecer e fica como um cão faminto defendendo o osso velho. Quem tem uma vida abundante não perde tempo com objetivos inúteis ou tóxicos, segue em frente produzindo vida plena.

O teimoso sofre de uma avareza emocional que o impede de olhar além das possibilidades atuais. Ele não é otimista ou esperançoso como se pode pensar, é escasso. Ele só conta com aquilo que fantasia que existe e se apega numa visão de mundo limitada.

Ele não muda de opinião, simplesmente porque é a sua, não porque parece lógica.

O teimoso nem percebe que a vida é movimento e que ele próprio vai discordar da sua própria visão com o passar do tempo. O que ele defende é seu orgulho pessoal e não a ideia.

Portanto, se você é teimoso, não se orgulhe disso e pare de brigar pelo osso velho…

________________________

Leia mais

Top 5 sobre personalidade

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts