Salto no escuro

Muitas vezes estamos diante de uma mudança e não sabemos exatamente qual será o resultado, então surge o impasse, dou ou não o passo?

Será que é seguro?

Indiana Jones, personagem de Harrison Ford, sabe exatamente o que é essa sensação, pois ao fugir dos inimigos e salvar seu amigo teve que fazer essa difícil decisão chamada de passo de fé.

Queremos um mundo de garantias, segurança e certeza, isso é até prudente em vários momentos, no entanto, há ocasiões que essa necessidade compulsiva atravanca um processo que poderia ser positivo e recompensador.

Em matéria de amor a maior parte está sempre querendo rastrear cada passo dado e perseguem cada indício de problema de forma obsessiva. Preferem desenvolver a desconfiança a pretexto de não ser feito de bobo, mas adianto que nunca estaremos livres de sermos feitos de bobo.

Certas mudanças que necessitamos fazer de casa, trabalho, estilo de vida e hábitos tóxicos não trazem um manual de instrução preventivo, não há um punhado de regras que antecipe todos os potenciais problemas existentes. Alegar desconhecimento nunca será uma razão suficiente porque efetivamente a mudança é isso, um salto no escuro. Se todas as decorrências de uma mudança estivessem previstas não seria uma mudança.

O medo de sofrer que carregamos é fruto na maior parte das vezes de tentativa excessiva de controle e até uma certa presunção de sempre ter cada passo monitorado. Estranhamente as pessoas que nunca mudam ou se arriscam são aquelas que mais reclamam de tédio e infelicidade.

Muitos momentos da vida exigem esse esforço e passo de fé e como toda profecia autorrealizadora quando entramos numa situação com convicção a probabilidade de vingar é alta, mas se seguimos sempre cambaleantes é possível que o desgosto venha. Não havia um resultado positivo ou negativo aguardando você, mas a sua própria atitude induziu a boa ou má “sorte”.

Você tem algum passo que teima em não ser dado? Lembra de algum que foi decisivo? Se quiser, [compartilhe aqui] 

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts