Pessoas paranóicas no amor

* Por Frederico Mattos

Existem características que podem estar latentes numa pessoa de modo geral e que se manifestam com força no relacionamento amoroso. Isso quer dizer que não dá para saber logo de cara quando alguém é muito desconfiada, mas existem pistas. Um traço mais paranóico, controlador e orgulhoso pode estar presente nesse perfil de pessoa.

Cuidado!

Cuidado!

Saber como a pessoa lida com situações gerais na vida dela é um bom jeito de descobrir se vai causar problemas no relacionamento amoroso.

– no trabalho se ela gosta de saber dos colegas e o que eles estão fazendo

– se terminou algum relacionamento de forma desastrosa por ciumes

– se tem histórico de ciumes doentio

– se é competitiva e não gosta de ser feita de boba (mesmo quando não é)

– se tem o hábito de fofocar e especular a vida dos outros

– se é fissurada na vida de celebridades e gosta de se comparar com todo mundo

– Se tem uma inveja exacerbada que pode ser confundida com ciúme

– Se gosta de checar cada detalhe da rotina dos outros

– Se busca apoio de informantes como mãe e amigos comuns

– Se seus objetos foram mudados de lugar sem que ele tenha mexido

Penso que não é interessante lidar com uma pessoa assim reforçando suas limitações e colocando senhas em todos os lugares ou mostrando tudo o que ela quer. Se é um comportamento leve a conversa é sempre o melhor recurso, à princípio, pois apelar ao bom senso é sempre a primeira estratégia.

Se a invasão aumentar desproporcionalmente é interessante se precaver de senhas e preparar o coração para colocar em xeque uma relação que pode acabar de forma desastrosa, violenta e pior do que o previsto. Sempre digo que o amor não cura problemas de personalidade, esses precisam de tratamento especializado, coisa que o namorado não consegue sozinho.

Se descobrir a pessoa mexendo nas coisas é bom deixar bem claro as regras do jogo e distinguir o que é vida pessoal e vida de casal. O mito da transparência absoluta tem um limite, pois aquilo que falamos para um amigo, um colega de trabalho ou quem quer que seja não é de domínio público e muito menos acessivel aos outros, mesmo o parceiro amoroso. Independente dos motivos que tenha é bom definir a relação como duas pessoas que se amam, tem espaços individuais e um espaço comum que deve ser vivenciado da melhor forma possível. Mesmo que a pessoa paranóica queira abrir todas as senhas dela para dar o “exemplo”, que faça sozinha. O que é do casal tem acesso comum, o resto tem que pedir autorização.

Não sei se é possível seguir num relacionamento desses por muito tempo pois depende do parceiro já que muitos adoram se sentir cortejados por uma pessoa que tem problemas emocionais como se aquilo reafirmasse o seu ego frágil. É como se o nível de perseguição do outro secretamente criasse uma diversão mórbida. Ele pensa que não precisa se preocupar com o chifre de uma mulher que está o tempo todo atrás dele. O preço é alto, mas muito pagam por ficar sempre com a sensação que louco são os outros.

Quando me perguntam o motivo de alguém fazer isso é simples, porque acham que podem fazer. Vivemos numa cultura que apoia a desconfiança no relacionamento amoroso, afinal a ideia corrente é de que todos são dignos de desconfiança até que  se prove o contrário.

Muitos fazem porque são controladores e não gostam de que nada saia da previsibilidade. Outros fazem por puro orgulho e não gostam da sensação de serem feitos de bobos ou passados para trás. A inveja mascarada de ciume também é um disparador desse tipo de comportamento, pois parece que existe uma preocupação com o casal, mas está incomodado de verdade com a felicidade do do outro.

Nem sempre é atrás de amantes que a pessoa desconfiada está, mas simplesmente saber o que se passa com outro quando não está por perto. Em essência a pessoa perseguidora está pouco centrada na felicidade de ambos, mas fechada em suas confusões mentais.

banner ciume

 

para venda do livro 2

___________

Avatar fred barba* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor do livro “Como se libertar do ex” [clique aqui para comprar] e “Mães que amam demais”. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts