Seu filho é um mal educado

* Texto da psicológa Ana Flávia Fernandes

Você já reparou que algumas crianças se comportam como pequenos tiranos? Elas não conseguem falar, mas conseguem exercer um forte poder com os seus pais de maneira injusta e muitas vezes cruel.

Constantemente, recebo em meu consultório pedidos de ajuda de pais para saber o que fazer com seus filhos. Geralmente, buscam psicoterapia para o filho com queixas de: falta de interesse em estudar, bagunça, hiperatividade, agressividade e birra. Se você também se pergunta por que seu filho e outras crianças agem assim, este artigo pode te ajudar com as respostas que procura.

birra

Para cada uma das queixas acima, vou explorar de forma sucinta algumas reflexões para que você avalie o papel de mãe/pai e considere a criança como um ser humano que tem seus direitos e obrigações comuns a todos nós.

1 – Falta de interesse em estudar

– A criança tem uma rotina para estudar diariamente? Se não tem é importante desenvolver este habito de forma lúdica e prazerosa para que a criança sinta vontade em compreender o que lhe é ensinado.

– A mãe e o pai auxiliam o filho para que ele consiga realizar suas atividades escolares? Auxiliar não implica em fazer o exercício para o filho, mas sim parar, ouvir, ver, pensar e agir, respeitando o filho como ser pensante, sensível e criativo conforme seu nível de desenvolvimento físico e mental.

2 – Bagunça

Quando está em casa percebe que tem brinquedos jogados pela sala, copos sobre a mesa, material de escola espalhados por todos os cômodos entre outras bagunças na casa?

Se você geralmente costuma arrumar e limpar toda a bagunça que as pessoas que moram na casa costumam fazer, repense, já está na hora de todos começarem a cuidar da casa como você faz. Cada vez que você faz por eles está postergando o amadurecimento deles e contribuindo para que futuramente eles façam isso na sociedade também.

3 – Hiperatividade e agressividade

Quando a criança chora sua primeira atitude é poupá-la de sofrimento e satisfazer as necessidades dela ou dizer SIM/ NÃO para a criança de acordo com a situação, sendo coerente, constante e consequente nos seus comportamentos e ensinamentos a ela?

Se tem como habito satisfazê-la pode contribuir para o desenvolvimento de uma pessoa sem limites e má educada. A agressividade pode ser um sinal de que a criança esteja com dificuldade de reagir adequadamente a uma situação e por isso usa como mecanismo de defesa a agressão.

Muitas pessoas confundem hiperatividade com má educação.  A principal diferença entre elas é que a criança hiperativa não consegue controlar seus impulsos diante de situações novas. A mal educada só revela agitação quando contrariada ou quando quer alguma coisa, mas quando está sozinha fica absolutamente tranquila.

4 – Birra

A mãe se recusa a atender a vontade do filho e ele chora, se debate, grita, faz um escândalo. Isso é birra! Esta é a forma mais comum de vermos uma criança manifestar sua autoafirmação de forma inadequada. Com o objetivo de contrariar uma ordem, não importa se justa ou injusta, sua intenção é tirar vantagem pessoal.

Estes e outros comportamentos de crianças e pais revelam o quanto é importante identificarmos a forma como nos relacionamos conosco, com os outros e com o mundo. Desta forma, contribuiremos para o desenvolvimento de pessoas felizes, autônomas e competentes.

Pode ser que descubra que a educação que tem dado para seu filho esteja desatualizada com os novos paradigmas que vivemos. Não se culpe pelos possíveis erros, você não está sozinho nesta e há muitos caminhos para a transformação desta realidade, buscar ajuda profissional pode ser o primeiro passo.

_____________

ana flaviaAna Flávia Fernandes nasceu no Mato Grosso do Sul e formou-se psicóloga e psicodramatista em São Paulo, onde vive quase 10 anos. Tem consultório em São Paulo, onde atende e trata de assuntos relacionais, principalmente os grandes conflitos familiares. As vezes é assim: vulnerável e forte, incapaz e gloriosa, assustada e audaciosa, mas, sobretudo, uma pessoa como você. Para entrar em contato anaflavia.fernandes@gmail.com ou 98224-7987

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts