Não escolhemos de quem vamos gostar

Adoramos acreditar que as escolhas feitas em nome do amor vem do coração. Preciso informar algo de neurologia e anatomia humana, o coração só bombeia sangue, nada mais.

A separação entre razão é emoção é mera abstração filosófica, na prática os sistemas cerebrais funcionam em conjunto, a menos que você seja um psicopata ou um deficiente que tem a cognição comprometida. A maior parte das pessoas tem razão e emoção de mãos dadas.

Pêra, uva, maçã ou salada mista. Quem nunca?

Pêra, uva, maçã ou salada mista. Quem nunca?

O fato de que não percebemos essa associação entre pensamento e sentimento não quer dizer que ela não exista. Na hora que você se deixa levar pela raiva e agride alguém diz que foi sua emoção que dominou, não foi, foi uma deliberação prévia (e racional) da sua parte que permitiu liberar a tensão física sobre outra pessoa. Se fosse um cara de 2 metros de altura você pensaria duas vezes antes de atacar. Isso mesmo, PENSARIA DUAS vezes antes de deliberar a ação, ou seja, o impulso viria a tona e você decidiria não mandar o grandão para o inferno. Mas como é sua mãe, sua mulher ou seu marido tudo bem, está em casa, não haverá consequências graves e um pedido de desculpas “resolverá” tudo.

Exatamente porque não percebemos a conexão entre pensar e sentir atribuimos muitas de nossas escolhas amorosas ao coração, quando na realidade passou por um tipo de crivo (saudável ou patológico) prévio. A pessoa preencheu certos requisitos mínimos e com isso passamos a fazer concessões até o ponto de criar intimidade, aceitar pedidos, fazer promessas, acreditar numa história legal em torno do assunto e entrar num relacionamento efetivamente.

Não gostamos de ver o amor dessa forma mecânica, mas ela é uma grande história que criamos a partir de elementos aleatórios para montar um sentido que sustente certos comportamentos. Se perguntados sobre o motivo do amor daremos uma meia dúzia de respostas para convencer nosso interlocutor, mas a realidade é que não sabemos exatamente o que nos levou a tomar aquela série de decisões. É tão real que quando terminamos o relacionamento alegamos praticamente as mesmas razões que antes eram causa de desejo.

Como não sabemos dar uma resposta plausível dizemos: “meu coração me levou a isso”. É a mesma coisa que fazemos para justificar uma compra, pois muitas vezes ignoramos uma série de fatores na hora de comprar um carro, uma casa, uma roupa e simplesmente fazemos por impulso ou para agradar alguém.

Nesse caso nós projetamos uma dimensão mais impulsiva do nosso comportamento como algo emocional e fora do controle racional. Não é verdade, apenas fazemos mais concessões a nós mesmos quando colocamos tudo no barco das “emoções”.

Quando pensamos em amor imaginamos que não temos controle sobre ele, mas como tudo o amor é fruto e causa de uma imagem mental que esconde suas raízes em múltiplos eventos e relações mentais que estabelecemos com a realidade.

Uma garota que atendi era sempre obcecada por relacionamentos nos quais precisava implorar atenção e lutar por espaço e importância. Na sua história percebemos que desde criança ela precisava implorar o amor dos pais que por conta de um divórcio mal sucedido seguiam cheios de conflitos deixando a filha sempre em décimo plano.

Quando conseguimos desvendar o enigma dessa teia de conexões internas pudemos criar novos padrões mentais e ela pôde ter relações amorosas mais lúcidas e emocionalmente proveitosas.

 

para venda do livro 2
______

Outros textos

Quando é hora de desistir de um relacionamento

O custo de um relacionamento

13 dicas para encontrar o amor ideal (ou para perceber se o seu não é)

28 dicas para quem tomou um pé na bunda (envie para aquele a quem se despediu)

53 dicas para queme stá em crise 

Eu te amo, mas não gosto mais de você

 10 passos para uma grande mudança (agora terá muito trabalho emocional pela frente)

Recado do cupido (vale à pena ler pra ver o que esse anjinho tem à dizer)

Como uma mulher pode desaparecer

Carta aberta aos sequelados do amor

Carta aberta aos homens solteiros

Carta aberta aos namorados

 

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts