A maneira como pensamos em caridade está totalmente errada

* Por Dan Pallota, em palestra no TED [clique aqui para a palestra]

Eu quero falar sobre inovação social e empreendedorismo social. Eu por acaso, tenho trigêmeos eles são pequenos, tem 5 anos. As vezes digo as pessoas que tenho trigêmeos e elas dizem “sério”, quantos?”. Agora, eu por acaso também sou gay. Ser gay e criar trigêmeos são até agora a coisa mais inovadora socialmente e empreendedora socialmente que eu já fiz.

A real inovação social da qual quero falar envolve caridade. Quero falar sobre as coisas que nos ensinaram a pensar. Sobre doações e sobre as organizações sem fins lucrativos e que estão, na verdade, minando as causas que amamos e no nosso profundo anseio de mudar o mundo.

Para ajudar essa criança é preciso muito mais do que boas intenções

Para ajudar essa criança é preciso muito mais do que boas intenções

Mas antes que eu faça isso, eu quero perguntar se a gente acredita mesmo que o setor das organizações sem fins lucrativos tem algum papel na mudança do mundo.

Muitas pessoas dizem que os negócios vão levantas as economias em desenvolvimento e os negócios sociais vão tomar conta do resto. E eu acredito que os negócios vão mover adiante a grande massa de humanidade. Mas isso sempre deixa pra trás aqueles 10% ou mais que tem menos vantagens ou menos sorte e o negócio social precisa de mercados, e há algumas questões para as quais você não pode desenvolver o tipo de medidas de dinheiro que você precisa para um mercado.

Eu faço parte da direção de um centro para portadores de deficiência mental e essas pessoas querem risos e compaixão e querem amar.

Como você monetiza isso?

É aí que o setor de instituições sem fins lucrativos e a filantropia entram.

Filantropia é o mercado para o amor, é o mercado para todas aquelas pessoas para quem não há mercado. Então, se realmente quisermos, como Buckminster Fuller disse: “um mundo que funciona para todos sem ninguém deixado de fora” aí o setor sem fins lucrativos tem que ser uma parte séria da conversa. Mas não parece estar funcionando porque nossas instituições de caridade contra o câncer de mama não estão perto de descobrir a cura ou nossas instituições para os moradores de rua não estão perto de acabar com essa situação em qualquer grande cidade? Porque a pobreza permaneceu em 12% da população americana por 40 anos? E a resposta é,esses problemas sociais são enormes em escala nossas organizações são pequenas contra eles, e nós temos um sistema de crença que as mantém pequenas. 

Nós temos dois livros de regras, um para o setor sem fins lucrativos e um outro para o resto da economia mundial. É um apartheid que discrimina o setor sem fins lucrativos em cinco andares diferentes.

 

1- Remuneração

 

Nesse setor, quanto mais valor você produzir mais dinheiro você pode fazer. Mas nós não gostamos que essas entidades usem dinheiro para incentivar as pessoas a produzirem mais no serviço social. Nós reagimos de forma radical à ideia de que alguém esteja fazendo muito dinheiro ajudando as outras pessoas.

Interessante que não reagimos dessa forma à ideia de que pessoas ganhariam muito dinheiro sem ajudar ninguém. Sabem, você quer fazer 50 milhões de dólares vendendo jogos de vídeo games violentos para crianças vá em frente, vai em frente nós te colocaremos na capa de uma revista importante. Mas se você quer ganhar meio milhão de dólares tentando curar crianças com malária e você é considerado um parasita.

E nós pensamos nisso como nosso sistema de ética, mas o que nós não percebemos é esse sistema tem um poderoso efeito colateral que é, dá uma dura opção, mutualmente exclusiva entre fazer bem a você próprio e sua família OU fazer bem ao mundo. Para as mentes mais brilhantes saindo de nossas universidades e manda dezenas de milhares de pessoas que podiam fazer uma enorme diferença no setor sem fins lucrativos marcharem todos os dias direto para o setor com fins lucrativos porque elas não estão dispostas a fazer esse tipo de sacrifício econômico para o resto da vida.

Businessweek fez uma pesquisa, olhou para os pacotes de remuneração para os formados com MBA, 10 anos de formação em business, e o salário médio para:

– um MBA de Stanford com bônus, aos 38 anos, eram $400.00,00.

– Enquanto isso, para o mesmo ano, o salário médio do CEO de uma instituição de caridade médica de $5 milhões de dólares nos EUA era de $232.000,00 dólares,

– e o de uma instituição contra a fome, $84.000,00.

Agora, não tem jeito de você fazer um monte de gente com um talento de $400.000,00 fazer um sacrifício de $316.000,00 todo ano, para se tornarem o CEO de uma instituição de caridade contra a fome.

Algumas pessoas dizem, “Bem, mas é porque esses tipinhos com MBA são muito gananciosos”, não necessariamente, eles podem ser mais espertos, é mais barato para esta pessoa doar $100.000,00 todo ano para essa instituição, economizando $50.000,00 de imposto assim ela ainda sairia ganhando $270.000,00 a mais por ano nesse jogo e ser chamada de filantropo porque doaram $100.000,00 provavelmente estar no conselho de administração dessa instituição, até mesmo, provavelmente até supervisionar o pobre dirigente que decidiu se tornar o CEO da instituição e ter uma vida inteira com esse tipo de poder e influência e popularidade ainda pela frente.

2- Propaganda e marketing

A segunda área de discriminação é essa. Dizemos para o mercado privado com fins lucrativos “gaste, gaste, gaste em propaganda até o último dólar não produzir mais um centavo de valor”. Mas nós não gostamos de ver nossas doações para fins beneficentes sendo gastas em propaganda. Nossa atitude é, “bem, olhe, se você conseguir uma doação para propagandas, sabe, às quatro da manhã, tudo bem para mim, mas eu não quero minhas doações sendo gastas em publicidade. Eu quero que vá para os necessitados”.

Como se o dinheiro investido em publicidade não pudesse trazer de volta somas muito grandes de dinheiro para servir aos necessitados. Nos anos 90, minha companhia criou as longas viagens de bicicleta AIDSRide e as caminhadas do câncer de mama, de 60 milhas em 3 dias,ao longo de nove anos nós tivemos 182 mil heróis comuns participando, e eles arrecadaram um total de 581 milhões de dólares. Eles arrecadaram dinheiro mais rápido para essas causas que qualquer evento da história tudo baseado na ideia de que pessoas estão cansadas de que lhes peçam o mínimo que podem fazer. As pessoas estão ansiosa por medir a distância toda de seu potencial em nome das causas com as quais se importam profundamente. Mas elas precisam ser convidadas. Nós conseguimos este tanto de pessoas participantes comprando comerciais de uma página inteira no New York Times, no Boston Globe, em comerciais de radio e TV. Sabe quantas pessoas teríamos conseguido se tivéssemos colocado cartazes nas lavanderias? Doações permanecem paradas, nos EUA, nos 2% do rendimento interno bruto, desde que isso começou a ser medido, nos anos 70.

Este é um fato importante porque nos diz que em 40 anos, o setor sem fins lucrativos, não foi capaz de lutar contra nenhuma participação afastado do setor privado que visa lucro. E se você pensar nisso, como poderia um setor tirar a participação no mercado de outro setor se não é exatamente permitido no mercado?

E se só pudermos contar a todas marcas de consumo: “Você pode anunciar todos os benefícios do seu produto”, mas nós dissermos às instituições, “você não pode anunciar todo o bem que você faz” para onde acha que o dinheiro do consumidor vai?

 

3- Risco em novas ideias

 

A terceira área de discriminação é a tomada de risco em buscar novas ideias que geram rendimento em buscar novas ideias que geram rendimentos.

A Disney pode fazer um filme de 200 milhões de dólares que fracassa e ninguém vai chamar o procurador geral, mas se você faz uma captação de recursos comunitária de 1 milhão para os pobres e não produz um lucro de 75% para a causa nos primeiros 12 meses e seu caráter já é questionado. Então as instituições são bem relutantes em tentar qualquer angariação de fundo inovadora, ousada, grande em todos os níveis. Se temos alguma dúvida sobre os efeitos desse livro de regras essa estatística é preocupante: de 1970 até 2009 o número de organizações filantrópicas que realmente cresceram que ultrapassaram a barreira de recurso de $50 milhões ao ano é 144. Ao mesmo tempo, o número de empresas privadas que ultrapassaram isso é 46.136. Então estamos lidando com problemas sociais que são enormes em escala e nossas organizações não conseguem gerar uma escala. Tudo dessa escala vai para a Coca-Cola e para o Burger King.

Então porque pensamos dessa forma?

Bem, como a maioria dos dogmas fanáticos na América, essas ideias vem de velhas crenças Puritanas. Os Puritanos vieram por razões religiosas, pelo menos é o que dizem mas eles também vieram porque queriam fazer muito dinheiro. Eles eram pessoas piedosas, mas também eram capitalistas bem agressivos e foram acusados de formas extremas de tendências para ter lucro comparados a outros colonizadores. mas ao mesmo tempo os Puritanos eram Calvinistas, então eles foram ensinados a literalmente odiarem a si mesmos. Foram ensinados que interesse próprio era como um mar furioso que era um caminho certo para a condenação eterna. Bem, isso criou um problema grande para essas pessoas, certo? Aqui estão eles, que vieram para o outro lado do Atlântico para ganhar todo esse dinheiro. Ganhar esse dinheiro vai te fazer ir direto para o inferno. O que eles poderiam fazer sobre isso? Bem, caridade foi a resposta, tornou-se um santuário econômico onde eles poderiam fazer penitência pelas suas tendências lucrativas a cinco centavos o dólar. Então, claro, como ganhar dinheiro na caridade se caridade era a penitência por ganhar dinheiro? Incentivo financeiro foi exilado do reino da ajuda ao próximo para que pudesse prosperara na área de obter dinheiro por si só, em em 400 anos nada interveio para dizer: “isso é contraproducente e isso é injusto.”

Agora essa ideologia fica policiada por uma questão muito perigosa que é: “que porcentagem de minha doação vai para a causa versus despesas gerais?”. Há muitos problemas com essa questão e eu vou focar em apenas dois.

Primeiro, isso nos afaz pensar que as despesas gerais são uma coisa negativa, que não é, de alguma forma, parte da causa. Mas absulutamente é, especialmente se estiver sendo usado para crescimento. Agora, essa ideia de pensar nas despesas gerais como inimiga da causa cria o segundo, e muito maior problema, que é o fato de forçar as organizações a continuarem sem as coisas gerais que realmente precisam para crescer pelo interesse em manter as despesas baixas. Todos nós fomos ensinados que a filantropia deveria gastar o menos possível em despesas gerais, como captação de dinheiro sob a teoria que, bem, quanto menos dinheiro gastar para a captação de recursos mais dinheiro estará disponível para a causa.

Bem, isso é verdade se for um mundo deprimente no qual esse gráfico não pode ser feito maior, mas se for num mundo lógico no qual investir numa captação de recursos na verdade levanta mais fundos e faz o grafico maior aí nós estamos fazendo as coisas ao contrário, aí nós temos que investir mais dinheiro, não menos nessa captação, porque isso é a única coisa que tem o potencial de multiplicar a quantidade de dinheiro disponível para a causa com a qual nos preocupamos profundamente.

Vou dar dois exemplos. Nós lançamos AIDSRides com um investimento inicial de $50.000,00 no capital de risco. Em 9 anos nós tínhamos multiplicado isso em 1.982 vezes em $108 milhões, depois de todas as despesas para serviços da AIDSRides.

Lançamos campanha para o cancer de mama com um investimento inicial de $350 mil em capital de risco em apenas 5 anos, nós tínhamos multiplicado isso 554 vezes em $194 milhões depois das despesas para as pesquisas para câncer de mama. Agora, se você fosse um filantropo realmente interessado em câncer de mama, o que faria mais sentido ir e achar o pesquisador mais inovador do mundo e dar a ele 350.000 para pesquisas ou dar ao departamento de captação de recursos estes 350.000 para multiplicar isso em 194 milhões para a pesquisa em câncer de mama?

2002 foi nosso ano mais bem sucedido, rendemos para o câncer de mama só ele naquele ano, 71 milhões e aí saímos do mercado repentinamente e com traumas. Por que? Bem, para encurtar a história é que nosso patrocinador se separou da gente. Ele se separou de nós porque estávamos sendo crucificados pela mídia por investir 40% da renda bruta em contratações e serviço ao cliente e a magia da experiência e não há uma palavra mais aceitável para descrever esse tipo de investimento no crescimento e no futuro, senão esse rótulo demoníaco de despesas gerais.

Então um dia, todos os nossos maravilhosos 350 empregados perderam seus empregos porque foram classificados como despesas gerais. Nosso patrocinador tentou os eventos por conta própria os lucros subiram. O lucro líquido para a pesquisa do câncer de mama caiu em 84% ou $60 milhões ao ano. Isso é o que acontece quando confundimos moralidade com frugalidade.

Nós todos fomos ensinados que arrecadar recursos de forma amadora com 5% sobrecarga é moralmente superior a uma captação de recursos profissional com 40% de sobrecarga, mas estamos perdendo a informação mais importante, que é, qual é o tamanho verdadeiro disso? Quem se importa se o dinheiro conseguido vendendo tortas só é de 5%? E se só tivesse rendido $71 dólares para a causa de caridade porque não foi feito um investimento em sua escala e a captação profissional de recursos rendeu $71 milhões porque foi feito um investimento?

Que gráfico você prefere que gráfico você acha que os necessitados famintos iam preferir?

Assim é que tudo isso impacta o mais global. Eu disse que doações eram 2% do PIB nos EUA. Isso é mais ou menos $300 bilhões por ano, mas somente 20% disso ou $60 milhões vai para as causas da saúde e direitos humanos. O resto vai para religião e educação superior e hospitais. E esses $60 milhões não são nem de perto o suficiente para derrubar esses problemas, mas se pudéssemos movimentar doações dos 2% do PIB para só um passo para 3% do PIB, investindo nesse crescimento isso significaria extra $150 milhões ao ano em contribuições e se esse dinheiro pudesse ir desproporcionalmente para instituições de caridade, hospitais e serviços humanos porque são estes que encorajamos para investir em seu crescimento, isso representaria a triplicação das contribuições para o setor.

Agora estamos falando de escala, do potencial para verdadeira mudança. Mas nunca acontecerá forçando essas organizações a baixarem seus horizontes o com objetivo desmoralizante de manter as suas despesas baixas.

Nossa geração não quer ler um epitáfio: “nós mantivemos o custo administrativo da caridade baixo”. Nós queremos ler que mudamos o mundo e que parte de como fizemos isso foi mudando a maneira como pensamos sobre essas coisas.

Então, a próxima vez que estiver olhando para uma instituição de caridade, não pergunte sobre a variação dos custos administrativos. Pergunte sobre a escala de seus sonhos, uma escala de sonhos do nível Apple, Google, Amazon, como eles medem seu progresso em direção àqueles sonhos e quais recursos eles precisam para fazer isso se tornar realidade. Não importa qual o tamanho do custo administrativo. Quem se importa qual foram os custos se os problemas estiverem realmente sendo solucionados. Se nós pudermos ter esse tipo de generosidade, a do pensamento, o setor sem fins lucrativos pode desempenhar um papel gigante na mudança do mundo para todos os cidadãos em sua maior parte precisando desesperadamente de uma mudança.

E se essa pode ser o legado de nossa geração que nós nos responsabilizamos pelo pensamento que tinha sido entregue a nós que o revisitemos, o revisemos e reinventemos toda a maneira como a humanidade pensa em mudar as coisas, para sempre, para todo o mundo.

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dan pallota* Dan Pallota: Ativista e Captador de Recursos, chama a atenção para os princípios contraditórios que baseiam nossa relação com as instituições de caridade. Em vez de igualar frugalidade com a moralidade, ele nos pede para que comecemos a compensar as insituições pelos seus objetivos grandes e grandes conquistas (mesmo que isso venha com grandes gastos). Nessa palestra corajosa, ele diz: Vamos mudar a maneira que pensamos em mudar o mundo.

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

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