Sem admiração não existe tesão

* Por Frederico Mattos

A porta de entrada da paixão e a manutenção do amor passam pela admiração.

E a pergunta que ninguém se faz é por que admiramos alguém?

tesao admiracao

Tente imaginar as pessoas que você admira e tente listar algumas características dela. Normalmente verá alguns feitos simples que tiveram impactos grandiosos. Se seu pai repreendeu você com amor numa certa época de sua vida isso teve um impacto enorme no seu caráter e nos rumos futuros. Certamente ganhou sua admiração. Se sua mãe se sacrificou para manter a ordem das coisas mesmo sem a presença do marido – falecido poucos dias depois de você nascer – também terá sua admiração.

A admiração tem algo a ver com o benefício causado sobre uma pessoa ou sobre um grupo, de alguém que podia agir como os demais e pensar em si, mas não o fez e lutou por algo que ia além de seus próprios interesses. A generosidade é um fator altíssimo de admiração, logo ele aponta para um ingrediente essencial de um relacionamento amoroso de qualidade. Pessoas egocêntricas são pouco admiráveis e elas existem aos montes, são aquelas pessoas que guardam para si e não compartilham.

O tímido que guarda suas palavras e ideias só para si, o competitivo que guarda a vitória, o ansioso que guarda o controle de tudo e todos, o medroso que guarda a vida, o ranzinza que guarda a leveza, o ciumento que guarda a expansividade. Por isso esse tipo de pessoa costuma estar de escanteio nas situações porque preserva jóias que poderiam beneficiar os outros.

Confesso que entendo, mas acho ingenuidade alguém achar que será alvo de paixão e amor sem mover um pouco a bunda do sofá.

A admiração cresce pela coerência entre o que é, faz e fala. Logo, se quer despertar ou sustentar a admiração de alguém não deixe de pensar no que você tem ou pode desenvolver de admirável. E ainda mais de cumprir as promessas que fez ou pelo menos readequar as coisas que falou com as novas circunstâncias.

Sem virtude não há tesão que sobreviva. 

*********

Precisa de AJUDA com Seu Relacionamento ?

Veja o vídeo abaixo: 

[vimeo 124753335 w=520&h=294]








___________

Avatar fred barba* Frederico Mattos: Sonhador nato, psicólogo provocador, autor do livro “Como se libertar do ex” [clique aqui para comprar] e “Mães que amam demais”. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas cultiva um bonsai, lava pratos, oferece treinamentos de maturidade emocional no Treino Sobre a Vida e se aconchega nos braços do seu amor, Juliana. No twitter é @fredmattos e no instagram http://instagram.com/fredmattos

About the author

Sonhador nato, psicólogo provocador, apaixonado convicto, escritor de "Como se libertar do ex" e empresário. Adora contar e ouvir histórias de vida. Nas demais horas medita, faz dança de salão e lava pratos.

Related posts