Imperfeita perfeição

* Por Adriana Cubas

Escolha uma das opções abaixo:

Você tem um prazo curto para realizar uma apresentação importante em sua empresa, e para que tudo dê certo você precisa:

1 – Identificar quais são as prioridades do trabalho em questão, iniciar por elas e focar em sua realização dentro do prazo.

2 – Fazer o trabalho dentro do prazo, quanto mais rápido tirar da minha frente melhor.

3 – Primeiro, fazer uma pesquisa minuciosa sobre o tema, de preferência com referências a estudos diferenciados que ninguém ainda conhece, escolher com cuidado cada imagem de modo que conteúdo e imagens se complementem de maneira fluída e orgânica, selecionar um setlist de músicas que inspirem as idéias e criatividade e que ao mesmo tempo te façam relaxar nos momentos de pausa, deixar a mão um bloco e caneta para rascunhar o texto da apresentação antes de passa-lo ao computador, deixar a mão alguns vídeos que ajudem a destravar nos momentos de falta de criatividade e não esquecer o café jamais. Depois de tudo acertado e conferido, começar o trabalho, sempre revisando criteriosamente cada página, cada imagem, cada detalhe, afinal esse trabalho deve ser incrível, impecável, PERFEITO!

perfeicao

Se você escolheu a terceira opção, você tem grandes chances de ser um perfeccionista. Afinal, a perfeição é sedutora, simboliza o que é sublime, a perfeição abre as portas para a excelência, ao reconhecimento, a realização! Será?

Obviamente eu, com meu espirito criativo, tomei a liberdade de exagerar um pouco na opção 3, tomando como referência atitudes que eu mesma já me peguei fazendo. Sim, sou uma perfeccionista em “reabilitação”.

Eu era aquele tipo de criança que chorava quando tirava nota vermelha na prova, que sempre procurava ser da maneira que esperavam que fosse para agradar a tudo e a todos, e quando não conseguia, me achava o ser mais desprezível do mundo… Analisando pelo ponto de vista do coaching, eu posso afirmar que, após anos travando uma batalha comigo mesma, identifiquei que o perfeccionismo que tanto estimava e batia no peito com tanto orgulho, na verdade é uma ilusão, uma mentira que contava para me esconder da minha verdade, que é bem imperfeita. Dois sintomas identificados foi a procrastinação, em outras palavras, adiar decisões e ações por medo de falhar e ser um fracasso, e o autojulgamento que me impedia de enxergar coisas positivas a meu respeito.

Porém, atrás de toda imperfeição que todos nós seres humanos possuímos, está nossa verdadeira essência, uma jóia rara que poucos tem acesso, pois é preciso muita coragem para encararmos nós mesmos, sem mentiras, sem panos quentes.

Parece assustador…e é, se assim acreditarmos, o perfeccionismo nos proporciona uma falsa sensação de segurança que a imperfeição não nos dá. É muito importante nos dedicarmos as nossas ações, as nossas metas para alcançarmos nossos sonhos, termos reconhecidos nossos esforços, ter realização pessoal e profissional, darmos o nosso melhor sempre. Tudo isso é valido e essencial em nosso processo de crescimento e evolução. Mas não precisamos nos “sacrificar” a ponto de nos maltratarmos de forma impiedosa.

Se você é que nem eu, uma perfeccionista em “reabilitação”, o primeiro passo é reconhecer que você não é perfeito, e isso não o desqualifica como pessoa ou profissional. Vamos lá, coragem!

Comece a observar suas atitudes dentro do trabalho, a forma como julga seus colegas, se consegue delegar tarefas, ou se centraliza tudo em você por falta de confiança, se entrega tudo dentro do prazo ou sempre entrega com atraso. Lembre-se, não necessariamente a excelência está ligada a perfeição.

Reveja suas metas e objetivos a curto, médio e longo prazo, veja se são mensuráveis, ou seja, identifique se é possível realiza-los no tempo que se propôs. As ações estão dentro de suas possibilidades de tempo e dinheiro? Ajuste para sua realidade, não se obrigue a fazer mais do que pode neste momento.

Pare de ficar olhando a grama do vizinho! As redes sociais são fantásticas para networking, negócios e informações, mas podem gerar muita ansiedade quando nos comparamos aos nossos amigos e colegas, imaginando como estão sendo bem sucedidos e felizes e você não. Cada um tem sua história de vida, sua trajetória, seus métodos, suas dificuldades, não sabemos os bastidores do sucesso das pessoas, por isso ficar se comparando aos outros é inútil e desnecessário, e só vai lhe trazer frustração.

Aprenda a identificar em quais momentos você trava, se apega a detalhes ou empurra as tarefas com a barriga. Lembre-se, a auto sabotagem e o medo estão escondidos em pequenas ações aparentemente inofensivas e rotineiras. Abra os olhos para isso!

O fracasso pode ser traduzido em experiência, não é o fim. Em muitos casos é apenas o começo de um grande sucesso. Não deixe de fazer algo por medo do fracasso, siga em frente!

O texto de hoje aponta apenas a ponta do iceberg do perfeccionismo, esse é um tema longo a ser discutido, com certeza vou postar outros textos a respeito.

Para fechar, a escritora Brene Brown, autora do livro “A Coragem de ser Imperfeito”, tem uma frase inspiradora que diz: “Não existe inovação e criatividade sem falhas”.

 

_____________

adriana cubas*Adriana Cubas – Coach profissional, formada pela ABRACOACHING e pelo Behavioral Coaching Institute (BCI), fundadora da ACTUS Coaching, atriz e consultora em treinamento e desenvolvimento. Apaixonada por pessoas, suas histórias e sonhos, tem como missão ajudar e fazer parte do desenvolvimento de pessoas nas suas conquistas por uma vida mais feliz e plena. Para mais informações [clique aqui]